O sociólogo António Barreto faz notar que para além da crise internacional, há também causas internas para estarmos onde estamos. Os políticos, diz Barreto, não quiseram ouvir os avisos.
Os governos têm-se comportado eleitoralisticamente, mas também há responsabilidades individuais de cada um dos cidadãos.
«Ter uma casa, duas ou três, ter um carro, dois carros, três carros, um telemóvel, dois telemóveis, três telemóveis... foi o ambiente que nós vivemos durante uns anos», alerta
Para o sociólogo os políticos têm mais culpas do que o cidadão, porque «há muitos anos que não dizem a verdade».
E agora? Agora, diz António Barreto, temos que gastar menos do que o que ganhamos, porque temos dívidas para pagar. E na política, tem que haver menos demagogia. (TSF)
Tudo isto é verdade, mas seria importante referir que os políticos de hoje quando se candidatam a cargos de governação pensam mais em auto-promoção do que na prestação de Serviço Público, pouco se importam com os cidadãos. Como é possível que na situação tão grave em que nos encontramos nunca tenhamos ouvido uma palavra do primeiro ministro a elucidar os portugueses do que se está a passar, a aconselhar o que devem fazer para melhor enfrentar a crise ou ter uma palavra de conforto e esperança referenciada para os que estão a passar mais dificuldades.
Pesquisar neste blogue
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Repercussões Da Dívida
A OCDE coloca a tónica na necessidade de a Zona Euro implementar um sistema “credível” de gestão de crises nas contas públicas. O dispositivo, recomenda o relatório agora conhecido, “deve incluir um mecanismo permanente de apoio à liquidez, submetido a condições estritas”. A supressão das ajudas culminaria as sanções a aplicar “quase automaticamente” aos países mais laxistas.
Destacando “os desequilíbrios muito marcados em alguns países”, que se “acumularam” nos anos que antecederam a recessão e acarretaram “recaídas no conjunto da Zona Euro”, a OCDE defende também que os Estados com os défices mais pronunciados terão de enveredar por “um grande rigor no domínio dos salários e dos preços”, se quiserem crescer em competitividade: “Uma redução dos salários e dos preços não deve ser excluída e, em certos casos, pode tornar-se inevitável
Teodora Cardoso, responsável pelos estudos económicos e estatística do BP diz que Portugal enfrenta um novo período de ajustamento "especialmente difícil" e terá de corrigir a trajectória de endividamento face ao exterior.
"Chegamos, assim, ao final de um ano de 2010 em que encontramos, ao contrário do legado de retomada da economia e de consolidação orçamental esperado no início do ano, um novo período de ajustamento, especialmente difícil porque o país terá de corrigir a trajectória do seu endividamento face ao exterior", afirmou numa conferência.
"Nessa correcção estará directamente implicado o Estado, mas também as empresas e os particulares, através da sua dívida aos bancos", acrescentou.
Porque Cancelou Sócrates? É A Questão ...
O primeiro-ministro, José Sócrates cancelou, à ultima hora, a sua presença na conferência do Financial Times e do Diário Económico, em Nova Iorque, marcada para amanhã. O encontro estava marcado há cerca de um mês, para uma data indicada pelo gabinete do próprio primeiro-ministro e seria uma oportunidade para discutir, no capital financeira mundial o que o País está a fazer para corrigir os seus desequilíbrios.Oficialmente, a explicação do primeiro-ministro para faltar ao encontro - num formato de pequeno-almoço/debate, designado de ‘Portugal, the Road Ahead' - é a realização de um Conselho Europeu na próxima quinta-feira e a necessidade de tomar decisões até lá.
A decisão do primeiro-ministro surpreendeu a organização do evento - o Financial Times sublinha que nunca tinha sucedido o cancelamento da participação de um primeiro-ministro em cima da realização de um encontro. A hipótese de Teixeira dos Santos substituir José Sócrates, que permitiria manter o encontro, foi também descartada.
Fonte: DE
Se Nasceu Entre 12 De Dezembro E 21 De Dezembro A Sua Cor É ...
... MARRONPode Causar Distúrbios
Significa elegância, requinte e liderança. A pessoa que nasceu sob esta cor é inteligente e sabe o que está certo.
Gosta de fazer as coisas à sua maneira, mas por vezes pode causar distúrbios e menosprezar a identidade dos outros. No amor, é paciente. Quando encontra alguém que goste é difícil encontrar outra que goste ainda mais.
Subscrever:
Comentários (Atom)

