Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Escolha A "Palavra Do Ano". Ora Veja Aqui Como Vai A Votação

A iniciativa "palavra do ano" é da Porto Editora, que tem uma forte componente de especialização na área dos dicionários e da lexicografia. Em 2009, a "palavra do ano" foi "esmiuçar", em 2010, "vuvuzela" e, no ano passado, "austeridade", que relegou a "esperança" para segundo lugar.

A palavra "entroikado" lidera a lista de palavras do ano, tendo arrecadado, até agora, 28% das escolhas dos cibernautas, segundo a Porto Editora.

Segundo a lista facultada à Lusa, em segundo lugar segue-se a palavra "desemprego" (15%), e no terceiro lugar, em ex-aequo, com 12%, estão "bosão" e "solidariedade".

A votação para a "palavra do ano" decorre online, desde 7 de Dezembro, e a vencedora será divulgada no dia 4 de Janeiro, numa cerimónia na Biblioteca José Saramago, em Loures.

Fonte: RR  

Será Que A Emoção Expressa Pela Voz Tem Um Efeito Duradouro Sobre Quem Ouve ?

Imagem: Annett Schirmer

Segundo Annett Schirmer, da Universidade Nacional de Cingapura, a emoção ajuda-nos a reconhecer as palavras com maior rapidez e com mais precisão.

Por exemplo, as palavras ditas em voz triste são lembradas como mais negativas do que as palavras ditas em voz neutra.


As palavras tornam~se mais fortes ou mais suaves, mais apressadas ou mais lentas, mais melódicas, irregulares ou mais monótonas.
E um discurso emocionado imediatamente capta a atenção de um ouvinte.

Schirmer e seus colegas quiseram saber se a emoção tem um efeito duradouro sobre a memória, se ajudaria a lembrar melhor ou não os discursos a longo prazo.

E, descobriram, que as mulheres são mais sensíveis aos elementos emocionais do que os homens, e são mais propensas a recordar a voz carregada de emoção.
Vozes emocionais geram mudanças na memória de longo prazo, bem como captam a atenção do ouvinte. Elas influenciam a forma como as palavras são posteriormente reconhecidas e as emoções que lhes são atribuídas.
Assim, as vozes, tal como outros sinais emocionais, afecta os ouvintes além do presente imediato."

Não se esqueçam pois, que os discursos sem emoção dificilmente deixam passar a mensagem. Também não esquecer que são as mulheres as mais sensíveis ao 'tom' do discurso e como elas são importantes na passagem da mensagem. - Leiam e apliquem Srs. políticos. Na dúvida, experimentem e concluam 'per si'.

É Impossível Que O Tempo Actual Não Seja O Amanhecer Doutra Era

É impossível que o tempo actual não seja o amanhecer doutra era, onde os homens signifiquem apenas um instinto às ordens da primeira solicitação. Tudo quanto era coerência, dignidade, hombridade, respeito humano, foi-se. Os dois ou três casos pessoais que conheço do século passado [sec.XIX], levam-me a concluir que era uma gente naturalmente cheia de limitações, mas digna, direita, capaz de repetir no fim da vida a palavra com que se comprometera no início dela. Além disso heróica nas suas dores, sofrendo-as ao mesmo tempo com a tristeza do animal e a grandeza da pessoa. Agora é esta ferocidade que se vê, esta coragem que não dá para deixar abrir um panarício ou parir um filho sem anestesia, esta tartufice, que a gente chega a perguntar que diferença haverá entre uma humanidade que é daqui, dali, de acolá, conforme a brisa, e uma colónia de bichos que sentem a humidade ou o cheiro do alimento de certo lado, e não têm mais nenhuma hesitação nem mais nenhum entrave.

Miguel Torga, Diário