Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de março de 2011

A Escalada De Preços Dos Alimentos Quando Estamos A Perder Terrenos Agrícolas

Alguns dados relativos à Exploração Agrícola e à Superfície Utilizada em Portugal (PRODATA)

Explorações Agrícolas:
1968                                      Total : 811.656    Com - de 20 ha : 781.855   Com + = de 20ha : 29.801
2007                                      Total :  275.083                            : 253.093                               : 21.990


Superfície Agrícola Utilizada:
1968                                      Total : 4.974.157                           : 1.924.147                            : 3.050.010
2007                                       Total : 3.472.939                          : 854.513                               : 2.618.425



Estamos a assistir em todo o mundo a uma escalada de preços dos bens alimentares. Será Portugal capaz de oferecer alguma resistência através da agricultura?
Só nos últimos dez anos o país perdeu meio milhão de hectares de terrenos agrícolas, o que revela a evidente falta de interesse no sector primário. Sem produção de alimentos, qual será o futuro de Portugal?

A Fachada Parece Estar A Desmoronar-se.


... Impera A Desconfiança

A Standart & Poor's desconfia da capacidade do Estado português poder garantir ajuda de emergência num caso de necessidade. O resultado é o corte do rating de empresas públicas para "lixo". (ler aqui).

Parece que algumas pessoas estão finalmente a acordar e a olhar à volta para a situação do país.
É o caso de Jorge Sampaio que considera que Portugal “está em apuros”.
E tentou explicar deste modo o que até há pouco não vislumbrava :  “A insustentável acumulação da dívida externa, privada e pública, o insuficiente desempenho da economia, o aumento do desemprego, a estagnação e mesmo diminuição do nível de vida dos portugueses, com cerca de 18 por cento da população em risco de pobreza e grandes desigualdades de rendimento, fazem com que Portugal - permitam-me a expressão - esteja em apuros”, justificou.

A fachada parece que está a desmoronar-se. Quem atrás vier tem muito que limpar e nós muito a pagar.

Nova Cirurgia Contra Cancro Do Pulmão

Uma equipa de médicos franceses realizou com sucesso o primeiro enxerto de um brônquio artificial. Uma operação inédita que permitiu evitar a remoção completa de um pulmão a um paciente de 78 anos que sofria de cancro.
A parte afectada do órgão foi substituída por um brônquio artificial, construído com tecido da aorta, reforçado com uma estrutura metálica.
O cirurgião Emmanuel Martinod, que dirigiu a equipa de médicos do hospital de Avicenne, nos arredores de Paris, explica que “o primeiro passo foi o normal, a remoção do cancro, como em qualquer paciente. Mas quando se verificou que era impossível ligar os brônquios, foi necessário recorrer a este brônquio artificial”.
A cirurgia foi realizada em Outubro de 2009, mas a equipa médica esperou até agora para a dar a conhecer, para confirmar o sucesso da operação.


Euronews

É na Ciência e na Saúde que o Mundo mais tem progredido. Pena que princípios como o da proporcionalidade, razoabilidade e legalidade se afundem a cada dia que passa, tal como os valores e os direito/deveres.

É O Tempo Borboleta ...

É o Tempo borboleta

Quando vem o amanhã
incerto
a certeza  faz-me ver o inverso
já não tenho mesmo medo de me repetir
a verdade disso tudo é o que me faz seguir

Não vou mudar em vão
Pra que mentir
Se os dias vem e vão
e não me vejo aqui

Passo a passo vou na forma
Descompasso acelerando
A noite toda 24 horas
não me fazem crer
Que a vida inteira num segundo
Na maneira que esse mundo imundo
De poeira me fez perceber
Que tudo não passou de um sonho
Todo tolo e o consolo é perceber que o amanhã existe
E que eu posso ser feliz sem me entregar.


Rodrigo Netto/Ticosta Cruz/Renato Rocha

" Não te felicites pelo amanhã pois não sabes o que hoje vai gerar"