Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Advogados E Solicitadores

A Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores deverá ser uma das instituições extintas no plano de reestruturação da Administração Pública aprovado, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.(aqui)

Embora alguns grupos de advogados se encontrem muito bem instalados na vida, muitos outros, quase nenhuns direitos têm. É uma medida que penso ser positiva sobretudo para os advogados mais novos que são muitas vezes utilizados pelos grandes escritórios praticamente sem nenhuns direitos a não o vencimento, a prazo, que muitas vezes não corresponde ao trabalho que fazem por outros e para outros. Também o Governo poderá, para já ter alguns benefícios. A longo prazo, é outra coisa, só poderá saber quem está a par dos números.

Ver. Para Crer ...

No diz que disse, o secretário de Estado da Cultura foi ver in loco o que se passa com as obras relacionadas com  património histórico. Aparece sem aviso, e claro constata muitas vezes o que todos conhecemos - nem sempre encontra pessoal a trabalhar. Dizem que o meio anda agitado - é o que faz falta é agitar a 'malta' a responsabilizar-se.
Quanto às obras, é muito possível que acabem antes do tempo previsto.

O Que Está Em Causa

O que está em causa é não só a falência da Grécia, mas a tarefa impossível de evitar que o eventual desmantelamento da Zona Euro acabe num catastrófico tumulto entre países europeus. Nenhuma tragédia termina sem dor.
Durante vinte meses, a Alemanha falou pela União. Quando a solução era fácil e barata, ela negou, atrasou, adiou. As próximas horas dirão qual o valor real do anúncio de Barroso. Se a proposta de Barroso não for apenas um grito solitário e desesperado de SOS, então ele ficará com os créditos de ter levado Berlim a tomar a decisão certa, mesmo quando ela é mais difícil, cara e arriscada.

Chegará Barroso a tempo? - Pergunta Viriato Soromenho Marques no DN, e perguntamos nós. É uma resposta que vale milhões, e não só ...

Dia De Bocage ...

... E Da Cidade
Manuel Maria l’Hedois Barbosa du Bocage nasceu no dia 15 de Setembro de 1765. Dizem crónicas da época que em Setúbal eram três horas da tarde. Finou-se o inditoso vate em Lisboa, no dia 21 de Dezembro de 1805, só e sem glória. Dos escritores contemporâneos, em Setúbal foi João Francisco Envia (1919-2010) que se esforçou por divulgar a sua obra através de crónicas publicadas na imprensa local, assim como na edição, em 2005, do livro Elmano Sadino – o Poeta Amoroso. Recordamos essa obra, através da transcrição de passagens.( ler aqui )