Pesquisar neste blogue

sábado, 29 de setembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*PCP insiste na abolição das portagens nas ex-SCUT do Norte

*Passos Coelho recusou condecoração de Marcelo Rebelo de Sousa











Setúbal E O Rio Sado Vão Enfrentar O Maior Atentado Ambiental Dos Últimos Anos

  • Setúbal e o rio Sado vão enfrentar nos próximos meses o maior atentado ambiental dos últimos anos, com o início das obras de dragagens de alargamento e aprofundamento do canal de navegação de acesso e ampliação do Porto de Setúbal
  • aviso já tinha sido dado pelo Clube da Arrábida, a Declaração de Impacto Ambienta (DIA) desta obra, realça entre muitos outros impactos negativos, o quase inevitável desaparecimento do que resta das praias da Arrábida, o possível afastamento para sempre dos golfinhos roazes do Sado, assim como um desequilíbrio de todo o ecossistema de zonas sensíveis, nomeadamente do Parque Marinho Luiz Saldanha.
  • Desta vez foi o conceituado fotógrafo Pedro Narra que deu o alerta nas redes sociais: "Golfinhos do Sado, Setúbal, Portugal. Nos anos 80 esta população contava com cerca de 40 animais. Hoje são apenas 28. Este ano nasceram duas crias, uma delas foi encontrada morta há duas semanas. Os resultados das necropsias nunca são comunicados. Exames toxicológicos não são efetuados aos animais. Setúbal e o rio Sado vão enfrentar nos próximos meses o maior atentado ambiental dos últimos anos. O Porto de Setúbal quer dragar o canal marítimo permitindo navios de maior calado entrarem quando existe um Porto de águas profundas em Sines. Nada disto faz sentido em Setúbal e no rio Sado."
    Numa publicação mais recente o fotógrafo aprofundou a questão: "A cidade de Setúbal encontra-se rodeada de três grandes áreas protegidas. O parque Natural da Arrábida, o parque Marinho Luís Saldanha e o segundo maior e talvez o mais importante estuário de Portugal, o Estuário do Sado, classificado como Reserva Natural. Ainda classificado como Zona de Proteção Especial do Estuário do Sado, Sítio do Estuário do Sado (Directiva Habitats), como Sítio da Convenção de Ramsar (zona húmida importante) e IBA (área importante para aves). Habitat de mais de 200 espécies de aves, e de uma grande variedade de moluscos, crustáceos e peixes. Mamíferos como o texugo, raposas ; lontras e os seus mais emblemáticos habitantes, os golfinhos do Sado, que escolheram este rio para se fixarem. Hoje, com decisões políticas escuras e secretas todo este ecossistema está em perigo. O turismo encontra-se em perigo, a pesca encontra-se em perigo com decisões ilegítimas, dado que a nomeação da presidente da Apss foi feita com contornos pouco claros e a provar-se a ilegalidade da nomeação, qualquer decisão desta não deve ter qualquer valor."
    No entretanto foi criada uma petição no sentido de tentar travar este atentado à biodiversidade existente nesta Reserva Natural (clica aqui para assinar), porque é urgente proteger quem não pode!
  • Fonte:  Beachcam.pt 

Esta É A Frase

Convinha que a Justiça definisse um rumo, a bem dos cidadãos. Falo, em particular, dos cidadãos que, ainda há meses, julgaram que o caso estava perdido e desataram a confessar na imprensa a traição que o “eng.” Sócrates lhes infligiu. É verdade que, após longos anos a defender a seriedade do homem contra as “cabalas” da praxe, a mudança estratégica caiu um nadinha aos trambolhões. Entretanto, porém, já nos habituáramos à ideia de que as namoradas, as viúvas, os discípulos, os simpatizantes e outros companheiros de luta do Menino que Sonhava com Ventoinhas haviam de facto sido iludidos e nunca sonharam nem com ventoinhas nem com as incontáveis falcatruas de que o Menino é alegado autor. Agora, lá terão essas pobres almas que rever novamente o texto e provar à humanidade que sempre estiveram ao lado do Menino, um génio, um santo e o maior estadista a alguma vez ter frequentado um apartamento do amigo Carlos. Ao trabalho, minha gente.

Alberto Gonçalves, OBSR

O Poder Da Oratória

Dizem que a capacidade oratória de Cícero era extraordinária. Inclusive, em um julgamento no qual actuou como advogado, dizem que o acusado assumiu a culpa voluntariamente depois de ouvir os impressionantes argumentos do discurso feito pelo filósofo.
Apesar disso, o próprio Cícero é um crítico da oratória. A respeito dela, ele diz: “Não há nada tão errado que a oratória não possa tornar aceitável”. Em outras palavras, não há nada que as palavras não possam tornar verdade, mesmo que não seja verdadeiro.
Fonte:amenteemaravilhosa