Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Rato De Biblioteca Isabel Alçada e ...

Não, não há qualquer confusão possível entre o tom de voz e o modo simplista e maternal utilizado pela Srª Ministra da Educação na mensagem dirigida aos alunos, pais e professores e o vídeo que se segue.
.

Se não se apercebeu da mensagem, pode vê-la agora, embora pareça ser direccionada só para classes infantis.

Perseguir Alegremente O Caminho Para O FMI


No ano passado o Ministério da Saúde anunciou que os medicamentos genéricos para as populações mais carenciadas seriam comparticipados a 100 por cento. Um ano depois, a ministra Ana Jorge admitiu que esta medida “para responder à crise” acarretou “abusos muito grandes” que fizeram a despesa derrapar de um orçamento de 40 milhões para 100 milhões de euros.
Portanto, há aqui uma margem grande, acima do dobro. É nesta área que a Inspecção-Geral da Saúde está a investigar. Precisamos de resultados para reflectir as consequências e tomar uma decisão”, afirmou Ana Jorge, em entrevista ao “Diário de Notícias.

Legislação em catadupa sem estudo prévio e avaliação das consequências, (neste ponto o Governo é 'mestre')- é no que dá. Mas, é claro que o que é grátis acaba por estar sujeito a abuso e desperdício. A reflexão sobre as consequências devem ser avaliadas antes e só depois decidir. A continuar assim estão a perseguir alegremente o caminho do FMI.

Demorou Três Meses Para Chegar Ao Óbvio


Depois de ter deixado criar a ideia de que queria utilizar a Constituição para flexibilizar o mercado de trabalho, o PSD apresenta um projecto em que quase ultrapassa a actual lei pela esquerda.

Do conceito jurídico muito indeterminado que é a ‘razão atendível’ para despedir, o PSD vê-se obrigado a evoluir para a "razão legalmente atendível" e, pasme-se, remete para a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Este documento é claro: "Todos os trabalhadores têm direito a protecção contra os despedimentos sem justa causa".

O PSD demorou três meses a chegar ao óbvio: não precisava mexer na Constituição para flexibilizar o mercado de trabalho, bastava-lhe rever as leis laborais, sobretudo se tivesse maioria absoluta, em sede de concertação social.

Fonte:Eduardo Dâmaso,CM

Dia De Bocage E Da Cidade De Setúbal


Foi no dia 15 de Setembro de 1765, às três horas da tarde na cidade de Setúbal que nasceu aquele que viria a ser o grande poeta, o "vate" por excelência. Manuel Maria Barbosa du Bocage. "Elmano Sadino", foi um dos maiores representantes do arcadismo lusitano, ao fugir dos exageros barrocos e preferir a valorização das coisas quotidianas, focalizadas pela razão. De temperamento avesso a uma conturbada permanência; - era mordaz, senão mesmo 'venenoso', nas suas diatribes com os outros confrades que não lhe 'caiam em graça'. Bocage foi vítima de sua própria fama e dos preconceitos que despertou, passando a vida a ser perseguido pela censura de um país de aristocracia decadente, aliada a um clero corrupto. Muitos versos oram cortados, outros ostensivamente alterados. Num dos seus versos, o poeta mostra o seu anseio desesperado: " Liberdade, onde estás? Quem te demora?"

Fontes: Manuel Vieira e outras

Nota: Hoje Setúbal celebra dia de Bocage e da cidade.