Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sr. Contente Diga À Gente Com Vai Este País ...

Depois de ter fechado as contas de 2009 com um défice orçamental recorde de 9,3%, Portugal compromete-se a reduzir o seu défice para 7,3% este ano. Em 2011, a meta foi fixada em 4,6% e para 2012 o objectivo é de 2,8%

Embora, ainda hoje, os juros das obrigações portuguesas terem atingido um novo recorde desde 1997, altura antes da entrada em vigor do euro. Uma evolução que demonstra receios por parte dos investidores em relação à capacidade do Governo em cumprir com as metas de consolidação orçamental, tal como se propôs.

A despesa corrente primária cresceu 4,8%, até Agosto, uma rubrica que exclui os juros. Já o défice do subsector Estado aumentou 5,1%, acelerando o ritmo de deterioração das contas públicas. As despesas aumentaram 2,7%, tal como o esperado, enquanto as receitas subiram 1,8%.(JNegócios)

E assim vai o país que todos os meses se compromete a - alguma coisa - o difícil é cumprir.

Arqueologia - Escavações Na Igreja do Espírito Santo Revelam Achados ...


Em Alcácer Do Sal


Numa área de apenas 220 metros quadrados foi descoberto um manancial de vestígios que abarca 26 séculos e dá a conhecer o que era a vida nesta cidade desde a Idade do Ferro, passando pelos períodos romano e muçulmano, até ao século XIX.


Os primeiros níveis detectaram cerca de 60 enterramentos, do século XV/XVI ao século XIX e materiais associados ao culto dos mortos. A análise antropológica das ossadas permite também conhecer doenças, alimentação e outros hábitos. Ao baixar o nível do terreno, os arqueólogos identificaram três graus de ocupação humana, presumivelmente entre o séc. III/IV a.C. e o séc. X/XI d.C., compostos por estruturas correspondentes a pequenas habitações e um nível de lixeira de um possível forno de produção de cerâmicas, havendo uma preponderância de vestígios romanos.
Entre os achados, destaque para fragmentos de cerâmica (nomeadamente importada) e algumas peças inteiras; restos de comida, que revelam não só o tipo de culturas agrícolas, como a alimentação praticada na época; e um dolium (enorme contentor para colocar cereais) datado da época romana.


Há dois anos que a Igreja do Espírito Santo acolhe as escavações, sempre de porta aberta para receber turistas ou simples curiosos interessados por arqueologia.

Os Tolos E Os Sábios

Uma vez, havia uma árvore gigante na floresta. Muitos pássaros moravam nesta árvore. O pássaro mais velho era muito sábio. Por isso, era o chefe dos outros pássaros.
Um dia, o pássaro chefe viu dois galhos se esfregando. O pó da madeira estava a cair no chão. O pássaro chefe percebeu que uma fumaça estava a sair dos galhos. Ele pensou:
— Está a começar um incêndio que pode queimar toda a floresta!
Então, chamou todos os pássaros que moravam na árvore gigante para uma reunião. E disse:
— Meus amigos, a árvore onde estamos morando está a começar a pegar fogo. Este fogo pode destruir toda a floresta. Ficar aqui é perigoso. Vamos embora desta floresta!
Os pássaros mais inteligentes concordaram com ele e voaram para outra floresta. Mas os pássaros que não eram inteligentes disseram:
— O pássaro chefe tem muito medo! Ele imagina que existem jacarés até mesmo numa gota d'água! Por que devemos deixar as nossas casas confortáveis, que sempre foram seguras? Vamos deixar os pássaros medrosos irem embora. Nós seremos corajosos e ficaremos na nossa árvore!
Passado pouco tempo, os galhos que estavam se esfregando fizeram faíscas que caíram nas folhas secas no chão. As faíscas transformaram-se em chamas de fogo que cresceram e cresceram. Então, a árvore gigante pegou fogo!
Os pássaros mais inteligentes, que tinham fugido para outra floresta, estavam seguros. Mas os pássaros tolos, que ficaram na árvore gigante, acabaram perdendo a sua casa.