Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de junho de 2009

Peixes Tropicais já Estão no Algarve

Já são notórias as consequências das alterações climáticas na costa marítima do Algarve.

O aumento da temperatura dos oceanos está a trazer peixes de águas tropicais à costa marítima do Algarve, mas também a empurrar alguma flora marítima, típica de águas frias, para norte do Tejo, garante um especialista da Universidade do Algarve.

Em declarações à Agência Lusa, Jorge Gonçalves, doutorado em ecologia pesqueira da Universidade do Algarve, explicou que o facto de estar a haver um aumento da temperatura dos oceanos pode ser a tese mais consistente para explicar a chegada de algumas espécies de peixes do Mediterrâneo e do Atlântico sub-tropical ao Algarve.

Peixes como os roncadores, budiões (do Mediterrâneo) ou pargos (peixe de águas tropical) foram avistados ao largo do Algarve, nomeadamente na Ria Formosa, mas também pequenos crustáceos oriundos do Mediterrâneo e do sul de Marrocos (África) já foram assinalados, menciona o investigador do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.

(TVI online)

Destroços de Avião Encontrados



A Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou uma cadeira de avião, uma bóia cor-de-laranja, um tambor, querosene e óleo na área de buscas ao Airbus que desapareceu domingo. Apesar da notícia avançada pela edição on-line da Folha de S. Paulo, ainda não há garantias de que pertençam ao avião desaparecido.

Se se confirmar a localização do avião , e caso haja sobreviventes as condições meteorológicas e a temperatura do mar, são favoráveis à manutenção de vida .

A Ágata


A ágata era já na antiguidade uma gema apreciada, à qual - dependendo da tonalidade - se lhe atribuía uma associação símbolica com a Lua ou com o planeta Mercúrio .
Nos seus veios o homem pretentia reconhecer formas do ensinamento dos deuses e atribuía à pedra poderes mágicos: ela deveria afastar tempestades, impedir que rios transbordassem, favorecer competições e agir como estimulante erótico em mulheres.
O texto dos primórdios do cristianismo, "Physiologus", narra que pescadores de pérolas atam um pedaço de ágata a um fio e deixam afundar no mar. "Então a ágata vai até onde está a pérola e ali se deixa ficar." Mergulhadores podem seguir o fio e encontrarem a pérola. Esta simboliza Jesus Cristo, mas "a ágata refere-se a São João, pois le mostrou-nos a pérola espiritual com as palavras: Vejam, este é o Cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo".
O Pseudo-Alberto Magno (1631,Bibl. 23) diz que uma ágata com veios negros auxilia a superar problemas, "concede forças ao coração,torna uma pessoa poderosa,benquista e aprazível a todos e também alegre,e auxilia contra as adversidades.