Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 13 de abril de 2011

E Tudo Isto Aconteceu De Um Dia Para O Outro? ...

Portugal contrai 0,2% no trimestre e já está em recessão.(ler aqui). Estava tudo bem há uns dias atrás, não era o que afirmava o PM?  - Mentira.

O presidente do Eurogrup disse hoje que Portugal se encontra "numa situação política precária" - não é novidade, a linguagem desajustada e cínica e o estilo agressivo e omnipotente do PM e dos seus mais próximos cooperantes conduziram a uma quase impossível relação institucional entre as várias forças políticas.

Aqui pode tomar conhecimento das 27 questões que Passos Coelho coloca a Sócrates.- Pois, a verdade é que os partidos não se podem fiar em quem tanto ludibriou o país. É claro que não é possível apresentar propostas para uma situação que o Governo sempre se recusou a esclarecer. Imagina-se ... mas desconhece-se. - Espero que o país da fantasia termine de vez.

Aqui pode ler na íntegra a carta de Pedro Passos Coelho dirigida ao PM

Sr. Contente Diga À Gente Com Vai Este País ...

O Ministério das Finanças recusa esclarecer por quanto tempo vai aceitar que a Administração Interna não entregue a retenção de IRS relativa às remunerações dos seus funcionários nem quais os montantes em falta.
(ler aqui).

Está tudo à deriva, não esclarecem como nunca esclareceram, escondem como sempre esconderam, festejam, aclamam e veneram obedientemente o líder que pela 1ª vez enganou os cidadãos do seu país até à véspera da iminente bancarrota . E ainda há quem consiga dar um voto que seja a esta gente? Masoquismo?

Desencontros

Só quem procura sabe como há dias
de imensa paz deserta; pelas ruas
a luz perpassa dividida em duas:
a luz que pousa nas paredes frias,
outra que oscila desenhando estrias
nos corpos ascendentes como luas
suspensas, vagas, deslizantes, nuas,
alheias, recortadas e sombrias.

E nada coexiste. Nenhum gesto
a um gesto corresponde; olhar nenhum
perfura a placidez, como de incesto,

de procurar em vão; em vão desponta
a solidão sem fim, sem nome algum -
- que mesmo o que se encontra não se encontra.

Jorge de Sena

Europa Poderá Afundar-se Por Baixo De África

Durante milhões de anos o norte da placa tectónica africana mergulhou por baixo da Europa. 

Na conferência da União de Geociências Europeia que ocorreu na semana passada, os cientistas referiram que este processo que se encontra actualmente parado poderá inverter-se.

Se os especialistas estiverem correctos irá iniciar-se uma nova zona de subducção mas desta vez será a Europa que mergulhará por baixo de África.

A rocha densa do extremo norte da placa africana que se encontrava por baixo do mar Mediterrâneo, praticamente já se afundou toda por baixo da placa da Eurásia na qual a Europa assenta. Mas a massa de terra de África é demasiado leve para se afundar.
“A África não se afundará mas a África e a Europa continuarão a aproximar-se”, refere Rinus Wortel da Universidade de Utrecht. "Parece possível que numa escala de tempo adequada, estamos a testemunhar o começo de subducção da Europa na África.”
O grupo de Utrecht refere que a lenta convergência dos dois continentes de centímetros por ano, foi parcialmente obstruída pela colisão de duas placas na Turquia e pelo facto da leveza do continente africano impedir a subducção.
Modelos computacionais sugerem que o produto final desta situação poderá ser o início de uma zona de subducção na direcção oposta do que acontecia no passado. Estes modelos estão a ser corroborados por observações dos sismos na região.
A confirmação de que a subducção da Europa terá começado pode permitir aos cientistas uma melhor modelação da região e realizar análises mais eficazes do risco de sismo e tsunami.
No entanto, a longa escala de tempo envolvida no processo geológico torna estas medidas num desafio.
Iremos continuar a verificar se a actividade sísmica do mar continua a indicar esta descida do Mediterrânico para baixo do Norte de África”, refere Rinus Wortel.

Há alguma preocupação entre os cientistas de que os países europeus estão a investir pouco na construção de um sistema de alerta de tsunami na região do Mediterrâneo. Referem que houve alguma preocupação após o tsunami de 2004 mas que rapidamente diminuiu.

Fonte: www.bbc.co.uk, via Naturlink