Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Notícias Soltas

*Máfia de Braga. Seis arguidos condenados a 25 anos de prisão

*Taxa de Lisboa: Câmara quer devolver em Fevereiro. Mas ainda não sabe como, nem se paga juros

É O Caso Mais Grave De Que Há Até Agora Conhecimento

É o caso mais grave de que há até agora conhecimento, mas tendo em conta os resultados de uma auditoria em que numa única direção regional foram apanhados dois mil casos de vistos atribuídos irregularmente, pode ser apenas a ponta do icebergue. Nada que, aparentemente, preocupe o novo diretor do SEF, que mandou arquivar a investigação apesar dos fortes indícios de quebras de segurança, com funcionários identificados por suspeitas de corrupção - incluindo vistos passados sem provas de entrada legal no país - e sanções propostas.

Portugal subiu recentemente ao top 3 dos países mais seguros do mundo, mas isso durará pouco se continuarmos a permitir que situações deste tipo aconteçam sem qualquer controlo e que, uma vez descobertas, passem impunes. Estamos a andar sobre uma camada de gelo fino. E a qualquer momento arriscamo-nos a um banho gelado.

Joana Petiz, DN  

Simbologia Natalícia: A Estrela

Significado:

Estrela de Belém é um fenómeno registrado na tradição cristã que teria marcado o nascimento de Jesus Cristo, indicando aos Três Reis Magos o local exato de onde estaria o prometido Messias.
A história da estrela de Belém, também conhecida por estrela do Natal, é contada na bíblia sagrada cristã no evangelho de São Mateus: “Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo" (Mateus 2:1-2).
Esta passagem do Evangelho de Mateus narra a história do percurso feito por "três reis magos do oriente", que avistaram uma estrela incomum no céu e, após alguns meses observando-a, começaram a segui-la.
A estrela recebeu o nome de "estrela de Belém" por ter conduzido os magos ao pequeno vilarejo de Belém, local onde supostamente nasceu Jesus de Nazaré, o prometido "Rei dos Judeus" das profecias da época.
Ao longo da história, várias teorias surgiram na tentativa de explicar cientificamente qual fenômeno astronômico teria dado origem à Estrela de Belém. As pesquisas, baseadas nas escrituras bíblicas e relatos históricos, ajudam a montar uma maior proximidade sobre o período exato que supostamente teria nascido Jesus Cristo.
A tradição popular acredita que a estrela de Belém era um cometa, sendo representado imageticamente em presépios e imagens sobre o nascimento de Cristo com uma enorme cauda.
Um dos primeiros estudos sobre a estrela de Belém, feito pelo sacerdote francês Albert Lagrange, sugere que o fenômeno seria o cometa Halley em aproximação com a Terra. No entanto, estudos posteriores afirmam que seria impossível, pois Halley teria passado próximo do planeta por volta do ano 12 a.C, muito antes do suposto período em que Cristo teria nascido (entre 7 a.C e 2 a.C).
Outros estudos dizem que a estrela de Belém teria sido a consequência do efeito de um fenômeno raro de conjunção entre os planetas Júpiter e Saturno com a estrela Regulus, considerada a maior da constelação de Leão. A aproximação desses corpos celestes no firmamento, teria produzido um efeito luminoso bastante intenso.
Atualmente, no mundo ocidental, a estrela de Belém tem um simbolismo muito forte no Natal, sendo reproduzida em presépios e árvores de Natal, que remontam o cenário de como teria sido o nascimento de Jesus Cristo, com a presença da Virgem Maria, José e os três reis magos.