Pesquisar neste blogue

sábado, 1 de setembro de 2018

Notícias Ao Fim Da Tarde

*Incêndio de Loulé chega a Almodôvar

*Braga. Vento forte está a dificultar o combate às chamas em Póvoa de Lanhoso

*Treze quilómetros de fila na A2 entre Alcácer e Marateca

*Aumento das rendas em 2019 será o maior dos últimos seis anos

*Rui Rio responde aos críticos dentro do partido: “Levei os mandatos sempre até ao fim”

*Novo PGR, Operação Marquês, Vistos Gold e Operação Fizz na ´rentrée´ judiciária


Está Na Altura De Parar De Dizer Às Pessoas Com Condições De Baixo Risco Que Elas Têm Cancro

Já há alguns anos os especialistas vêm propondo que se repense o uso da palavra câncer.
A proposta é que os médicos parem de dizer às pessoas com condições de baixo risco que elas tenham "câncer".

Agora, uma equipe internacional revisou todas as evidências mais recentes sobre as neoplasias de baixo risco e, com base nessas constatações documentadas cientificamente, estão pedindo que a palavra câncer seja retirada de algumas conversas médico-paciente em uma tentativa de reduzir a ansiedade do paciente e os danos causados pelos tratamentos excessivos, que geralmente acabam fazendo mais mal do que bem.

O apelo se baseia em evidências crescentes de que os pacientes que são informados de que têm câncer para condições de baixo risco escolhem com mais frequência a cirurgia e os tratamentos mais radicais do que aqueles cuja condição é descrita com termos como "lesões" ou "células anormais".
Por exemplo, no câncer de próstata localizado, para o qual a vigilância ativa tem sido uma opção de gerenciamento recomendada há muitos anos, estudos mostram que, internacionalmente, a maioria dos homens ainda prefere ou adere à recomendação do médico para realizar uma prostatectomia radical ou receber radioterapia.

"Um bom exemplo disso é o câncer de tireoide papilar de baixo risco," exemplifica o Dr. Brooke Nickel, da Universidade de Sydney (Austrália), que liderou a análise. "Estudos mostram que a progressão para doença clínica e crescimento tumoral em pacientes com pequenos cânceres de tireoide papilar que escolhem a cirurgia é comparável àqueles que monitoram sua condição".
A equipe afirma que os tipos de câncer que podem ser considerados para renomeação incluem câncer papilar de tireoide intratireoidiano (<1cm), carcinoma ductal in situ de baixo e médio grau (CDIS), também conhecido como câncer de mama no estágio 0, e câncer de próstata localizado (Gleason 6).

"É hora de parar de dizer às pessoas com uma condição de risco muito baixo que elas têm 'câncer' se é muito improvável que elas serão prejudicadas por isso," acrescentou o Dr. Ray Moynihan, coautor da análise. 

Cada Acto Tem As Suas Consequências. Não Se Esqueça !

Cada acto tem as suas consequências. Então, sejamos um pouco mais reflexivos e procuremos entender que o silêncio muitas vezes é o lugar mais adequado para manter certas palavras, certos sonhos e pensamentos. Afinal, um pouquinho de segredo nestes tempos em que quase tudo vai parar nas redes sociais certamente não nos fará mal.
A sabedoria hindu fornece-nos conselhos que de algum modo todos nós já pensamos alguma vez na vida. Na realidade, trata-se apenas de aplicar essa arte enriquecedora que é cada vez mais rara no mundo atual: a prudência, a reserva e o respeito alheio.