domingo, 21 de abril de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (92)

Há nuances que permitem afirmar que enquanto os governos socialistas comunicam magistralmente o que fazem, embora na maioria das vezes não fazendo absolutamente nada, os governos social-democratas ou de coligação PSD/CDS-PP não sabem simplesmente comunicar.  (Bruno Batista, VISÃO)

Este Governo entrou em funções muito recentemente e o que se tem visto é que cada ministro parece querer marcar o seu tempo dando uma entrevista. Esta é uma estratégia que pode ser suicida. Não pela comunicação que é feita, mas pela forma como fazermos essa comunicação. (...)

 Gerir a informação significa isso mesmo: marcar a agenda e não andar a reboque de outros (leia-se oposição). Além de antecipar cenários, antecipar problemas e atacá-los de imediato, de preferência com factos. (...)

A Aliança Democrática já teve um elefante na sala e por uma questão de comunicação foram muitos os eleitores que, querendo dar-lhe o seu voto, acabaram a colocar a cruz no ADN. (...) 

Destruição Selectiva Do Cancro

 


Investigadores da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) desenvolveram micromateriais constituídos apenas por proteínas, que se mostraram capazes de liberar nanopartículas que atacam células cancerígenas específicas, destruindo essas células tumorais durante um longo período de tempo.

Os micromateriais imitam grânulos secretores naturais, encontrados no sistema endócrino, e foram comprovadamente eficazes em modelos de câncer colorretal em camundongos.

A substância é formada por cadeias de aminoácidos conhecidas como polipeptídeos, que são funcionais e biodisponíveis na forma de nanopartículas que podem ser liberadas e direcionadas a tipos específicos de células cancerígenas, para destruição seletiva. Isso evita um dos principais problemas das quimioterapias, que atacam também células saudáveis, causando inúmeros efeitos colaterais.

A equipe analisou a estrutura molecular desses materiais e a dinâmica do processo de secreção, tanto in vitro quanto in vivo. Em um modelo animal de câncer colorretal, o sistema apresentou alto desempenho na administração subcutânea e na forma como as nanopartículas proteicas liberadas se acumularam nos tecidos tumorais.

"É importante ressaltar que esse acúmulo é mais eficiente do que quando a proteína é administrada no sangue. Esse fato oferece uma nova maneira inesperada de garantir altos níveis locais do medicamento e melhor eficácia clínica, evitando assim regimes repetidos de administração intravenosa," explicou o
professor Antonio Villaverde. "No contexto clínico, a utilização destes materiais no tratamento do câncer colorretal deverá aumentar em grande medida a eficiência dos medicamentos e o conforto do paciente, ao mesmo tempo que minimiza os efeitos secundários indesejados."

Checagem com artigo científico:
Artigo: Structural Stabilization of Clinically Oriented Oligomeric Proteins During their Transit through Synthetic Secretory Amyloids
Autores: Julieta M. Sánchez, Hèctor López-Laguna, Eloi Parladé, Angela Di Somma, Andrea L. Livieri, Patricia Álamo, Ramón Mangues, Ugutz Unzueta, Antonio Villaverde, Esther Vázquez
Publicação: Advanced Science
Vol.: 2309427
DOI: 10.1002/advs.202309427
(DS)

Pensar, Dizer, Fazer ...


O homem pode ser dividido em quatro partes.
A partir mais externa consiste em acção, aquilo que
fazemos. A  segunda  camada, um pouco mais profunda
do que a acção, consiste naquilo que dizemos.
Um pouco mais profunda, a terceira camada consiste
no pensamento, naquilo que pensamos constantemente.
E a quarta não é uma camada; a quarta é
a nossa realidade, é o nosso ser. Isso é o centro, 
o centro do ciclone. O nosso centro, o nosso ser,
está  rodeado por três círculos concêntricos :
pensar, dizer, fazer.

(OSHO)