Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de maio de 2014

Francisco Assis Parte 'Coxo' ...

Em 5 anos de mandato, Francisco Assis fez apenas 9 perguntas escritas à Comissão Europeia, teve 25 participações entre intervenções e declarações de voto e fez 0 (ZERO) relatórios. Até António Costa, que só esteve no Parlamento Europeu durante cerca de um ano e ficou conhecido pelas suas dificuldades linguísticas, fez mais do que Assis que cumpriu o mandato de 5 anos. É lamentável que em 5 anos, com staff próprio pago pelo Parlamento Europeu, todas as condições necessárias, não tenha produzido praticamente nada. A estatística não nos diz tudo, mas neste caso, nem estatística o salva. Foi mesmo zero. Aliás, até nas presenças foi pouco assíduo (só esteve em 65% das reuniões) como se poderá  ver neste relatório oficial.

Francisco Assis até pode merecer uma segunda oportunidade no Parlamento Europeu, mas parte coxo para a maratona. É nesse aspecto o mais fraco dos cabeças de lista.

Podemos questionar - então e os outros deputados que trabalho produziram? - Os outros deputados foram em geral bons. Quer saber mais, leia Duarte Marques aqui. 

BCE: Desilusão

A ‘yield' da dívida a dez anos voltou ontem a subir, marcando agora 3,862%. Nos dias seguintes ao anúncio da saída limpa, marcava 3,45%. O agravamento do risco é extensível a toda a periferia: até a Irlanda, que há umas semanas registava ‘yields' mais baixas que o Reino Unido, tem a taxa de juro a dez anos no mercado secundário a subir para 2,722%. No caso de Espanha e Itália, ambas voltaram a passar a barreira dos 3%.

Os analistas explicam que os investidores também estão desapontados com a actuação do BCE no combate à deflação. Apesar de ter sinalizado um corte nos juros, a autoridade monetária não deverá levar avante o programa de ‘quantitative easing' que os mercados esperavam.

Fonte: Observador