Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Descoberta De Novos Vestígios De Um Continente Perdido No Índico

Investigadores descobriam o que pensam ser vestígios de um continente perdido no Índico. A massa de terra, um microcontinente, que teria ligado Madagáscar e a Índia no supercontinente Gondwana, desapareceu há dezenas de milhões de anos, mas há vestígios debaixo da Ilha Maurícia.
Os cientistas da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, descobriram na Maurícia, uma ilha vulcânica que é relativamente jovem - tem apenas nove milhões de anos - minerais que são muito mais antigo, com três mil milhões de anos. E acreditam que estes são a prova de que a ilha está sobre partes da crosta de um antigo continente. 

O microcontinente, chamado "Mauritia", começou a desintegrar-se há dezenas de milhões de anos, quando Madagáscar e a Índia começaram a afastar-se.

Inverno De Descontentamento ...

... É assim que o analista que cobre os mercados europeus na Bloomberg fala da trajectória dos juros da República portuguesa desde o Verão.

Diz o cronista da Bloomberg que traça um cenário preocupante para Portugal e atribui culpas às políticas do actual Governo, que “Portugal tem a curva de rendimento mais íngreme da Europa” e ao mesmo tempo fala de “um retorno da dívida portuguesa aos níveis da era da crise”.
“As yields das Obrigações portuguesas ficaram sustentadamente baixas durante um período de tempo, o suficiente para sugerir que estávamos muito longe dos dias de resgate de 2011-2014”, diz o artigo do analista da Bloomberg que sugere que esse caminho foi invertido.  “É verdade que têm sido meses difíceis para as obrigações em todo o mundo, mas Portugal está a evidenciar uma pressão especial“, diz Marcus Ashworth.

Recentes desenvolvimentos justificam o aumento da preocupação com a possibilidade de Portugal depender do apoio da Troika (do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional), diz o analista.

“O governo não está a fazer nada [para travar isso] ao se desviar do caminho de austeridade”, diz.
“Portugal foi o bom aluno do rigor fiscal durante o período de três anos em que teve em terapia intensiva, sob o anterior governo de centro-direita. O trabalho árduo compensou, como se pode ver pela queda dos juros das Obrigações do Tesouro na altura, no entanto a actual coligação liderada pelo governo minoritário do Partido Socialista sob governo do primeiro-ministro, António Costa, reverteu os cortes nos salários e nas pensões do sector público, e os progressos na estabilização das finanças públicas estão parados”, alerta o artigo de opinião do analista da Bloomberg. (continuar a ler)

Paixão É Uma Infinidade De Ilusões Que ...

Paixão é uma infinidade de ilusões que serve de analgésico para a alma. As paixões são como ventanias que enfurnam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveriam viagens nem aventuras nem novas descobertas.

Voltaire