Pesquisar neste blogue

terça-feira, 12 de abril de 2016

Conhecimento À Prova De Tempo (2) ...


Coisas que os antigos orientais sabiam

… e a ciência moderna comprova

2 Meditar pela luz interior

Fala-se em meditação e pensamos num ser iluminado que se senta silencioso, em posição de lótus, comungando com o divino. Para o formador de mindfulness Gonçalo Pereira (Sagara), de raízes profundas na meditação budista, é uma ferramenta para que a mente aprenda a chamar-se ao presente. Vasco Gaspar, especialista em inteligência emocional, prefere encará-la como um conjunto de técnicas que nos ajudam a cultivar estados mentais saudáveis. Buda ensinou mais de 80 mil práticas para alcançar o nosso eu verdadeiro mas, ainda que seja difícil provar esta via de acesso a uma sabedoria superior, a ciência mostra a relação entre a meditação e uma maior actividade do lado esquerdo do córtex pré-frontal, responsável pela resiliência e a boa gestão emocional. Isso mesmo revelou o neurocientista Richard Davidson, que usou eletroencefalogramas para medir a sua teoria e concluiu que o monge budista francês Matthieu Ricard é o homem mais feliz do mundo. Outros estudos, como os da investigadora Sara Lazar, da Universidade de Harvard, dão ainda conta de que o cérebro muda consoante as actividades praticadas (a chamada neuroplasticidade). Sara constatou que certas zonas do cérebro ligadas ao sentir do próprio corpo, à atenção e ao processamento sensorial são mais espessas em meditadores do que em quem não medita.

Fonte:Magazine Notícias

Esta É A Frase ...

O PSD e o CDS têm medo de parecer “ideológicos”. O PCP e o BE receiam passar por “irresponsáveis”. O resultado é este: um país onde não há nada para discutir. Resta-nos ouvir Mario Draghi.

Rui Ramos 

E, agora, para ficar mais esclarecido, leia - 'O sermão de Draghi aos peixes'

Morreu Francisco Nicholson

O actor, argumentista, escritor e encenador Francisco Nicholson, de 77 anos, morreu esta terça-feira de manhã, em Lisboa. Estava internado no hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Francisco Nicholson escreveu as novelas Vila Faia, Cinzas, Origens, Os Lobos e Ajuste de Contas. No teatro, foi autor de várias revistas.
Mais recentemente, em 2014, lançou o seu primeiro romance “Os mortos não dão autógrafos”, que dedicou à mulher, Magda Cardoso (também actriz e bailarina).

Que descanse em paz.

Somos O Que Pensamos ..

Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.

Buda