Pesquisar neste blogue

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Notícias Soltas

Aumento Do Crédito Hipotecário Começa A Ser Preocupante


Um dos fatores que mais contribuíram para a grande penosidade social da crise de 2011 foi o sobre-endividamento dos particulares, sobretudo com o crédito à habitação, que o laxismo do Governos e do Banco de Portugal tinha deixado disparar.
Todavia, como mostra o quadro ao lado (colhido aqui)o crédito à habitação, que sofreu uma drástica redução no auge das recessão, começou a recuperar logo em 2014, com o início da retoma económica, e tem acelerado desde então, por efeito dos juros extremamente baixos, tendo atingido no ano passado o máximo desde 2011, nas vésperas da crise, apesar de o PIB ainda não ter recuperado o nível de antes da crise.
Face ao nível extremamente baixo de poupança interna, este disparo do crédito hipotecário não pode deixar de ser preocupante, sobretudo tendo em conta que a taxa de juro há de voltar a aumentar algures num futuro próximo, sobrecarregando os orçamentos familiares dos endividados. 



Fonte: Aqui e aqui

O Primeiro Discurso De Rui Rio (leitura guiada)

O primeiro discurso de Rui Rio foi, sobretudo, para dentro do partido. Deu pistas de análise, linhas de atuação, mas será necessário esperar pelo “Rio, parte II”, no encerramento do congresso, para fazer a bissetriz do que vai ser o novo PSD com um novo líder.

António Costa, faz uma leitura guiada à primeira intervenção do novo líder do PSD.


Tópicos: A clarificação, A crítica, A ética, A unidade, A ideologia, A dúvida (pode ler aqui) 

A Lâmpada Nova

A lâmpada nova
No fim de apagar
Volta a dar a prova
De estar a brilhar.
Assim a alma sua
Deveras desperta
Quando a noite é nua
E se acha deserta.
Vestígio que ergueu
Sem ser no lugar
De onde se perdeu...
Nasce devagar!

Fernando Pessoa (3-8-1934)