Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Solstício De Verão 2017

O solstício de 21 de Junho marca o primeiro dia de verão no hemisfério norte (e de inverno no hemisfério sul), com o maior número de horas de luz solar do ano.
Em termos científicos, o solstício de verão consiste no momento em que o hemisfério norte da Terra está mais directamente virado para o Sol, com os pólo norte inclinado em direcção à estrela a cerca de 23,5 graus.
A palavra "solstício" advém de duas palavras latinas "sol" e "sistere" que significam "Sol parado", uma vez que nos dias em antes e depois do solstício de verão, o Sol parece manter-se à mesma altura no meio-dia e pôr-se e nascer no mesmo ponto em relação ao horizonte.

Leia algumas curiosidades sobre o Solstício de Verão

A Bandalheira ...

... Que Assusta!

* Uma gravação áudio de uma suposta aluna, que circulou na rede WhatsApp alguns dias antes do exame de Português que se realizou na segunda-feira, levou o Instituto de Avaliação Educativa (Iave) a abrir uma investigação. Nessa gravação é descrito parte do conteúdo que sairia na prova nacional.
(continuar a ler aqui).  

*Ao contrário do que foi anteriormente afirmado pelas 'autoridades competentes', o presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, acredita que o incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande teve "mão criminosa". Marta Soares recorda, numa entrevista, que o fogo já estaria activo duas horas antes da altura em que ocorreu a trovoada seca e garante que a Liga vai exigir saber o que aconteceu neste caso.

Esta É A Frase

As imagens de Pedrógão Grande são imagens de guerra. A natureza responde violentamente ao abandono a que foi votada. Não temos floresta, mas campos de batalha. Os interesses mesquinhos paralisam a capacidade de decisão. As leis ficam por aplicar. Os incêndios são uma vergonha. Sinal de um país incapaz de habitar pacífica e ordeiramente o seu território. As florestas que ardem representam o que já sabemos, nos planos social, económico e ambiental. Mas só quando formos capazes de o assumir como um problema de segurança e defesa nacional, mobilizando os meios excecionais para impor o interesse público, é que poderemos ter alguma esperança de sair desta maldição de que somos inteiramente responsáveis.

Viriato Soromenho Marques, DN 

Antes De ...

Antes de falar, ouça.
Antes de agir, pense.
Antes de criticar, conheça.
E antes de desistir, tente.