sábado, 13 de abril de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

Na política partidária, raramente nos dizem a verdade, a verdade é racional e frequentemente impopular, talvez por essa razão o Partido Socialista tenha sido rei e senhor em Portugal enquanto ludibriava os seus eleitores com “ofertas” generosas cheias de boas intenções. Exercícios de malabarismo, retirarem dinheiro do bolso do contribuinte através do aumento de impostos indirectos, enquanto mantinham impostos directos e alegar que não houve aumento de impostos. Por outro lado, subsídios e “bondade “,eram espalhados e promoviam a propaganda do Partido Socialista.  (...)

Na grande preferência temporal dos políticos não há em geral problema em tomar medidas que aumentem os gastos e a dívida sem considerar as consequências a longo prazo. Porquê? O problema é do próximo, e quando chegarmos ao próximo a culpa foi do anterior.

Em política partidária, todos jogam Xadrez, quem não joga, tende a ser expurgado pela pureza das suas intenções, torna-se particularmente verdade se olharmos para os políticos que admirámos e que decidiram sair deste meio. O que lhes aconteceu? Como foram tratados?

Na política partidária todos jogam xadrez, o objectivo? O xeque-mate. Os peões?

(Claudia Nunes, OBSR)

A Frase (84)

Será que os deputados têm tempo, sabedoria, capacidade e meios de ler e estudar 184 páginas de medidas? Não! Definitivamente, não. (António Barreto, Público)

Já sabíamos. Há muito que sabemos que a democracia portuguesa é antiparlamentar. O que acaba, aliás, por se reflectir na qualidade e no recrutamento da Assembleia da República. Com excepção de algumas formas jurídicas indispensáveis, a função política do Parlamento, o seu papel nas negociações e nas decisões, o seu valor como instituição de debate e esclarecimento e a sua ligação aos cidadãos são menores, por vezes ridículos e praticamente inúteis. As regras constitucionais e legais são tais que o debate sobre um novo governo e seu programa mais se parece com uma grande operação de fingimento. Já sabíamos isso tudo. Mas é sempre surpreendente. 

Permanência Da Poesia


Quando a luz desaparecer de todo,
Mergulharei em mim mesmo e te procurarei lá dentro.

A beleza é eterna.
A poesia é eterna.
A liberdade é eterna.
Elas subsistem, apesar de tudo.

É inútil assassinar crianças. É inútil atirar aos cães os que,
de repente, se rebelam e erguem a cabeça olímpica.
A beleza é eterna. A Poesia é eterna. A liberdade é eterna.
Podem exilar a poesia: exilada, ainda será mais límpida.

As horas passam, os homens caem,
A poesia fica.

Aproxima-te e escuta.
Há uma voz na noite!

Olha:
É uma luz na noite!

(Emílio Moura)