sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

Fique Atento Ao Que Tudo Indica!

Ao que tudo actualmente indica dificilmente se formarão maiorias claras, o que obrigará a coligações pós eleitorais. Nos dois casos, e com os resultados conhecidos das sondagens, o Chega ganha subitamente uma importância substancial em termos de votação, o mesmo é dizer no número de lugares obtidos em ambos os parlamentos e portanto do seu peso nas votações que ali se realizarem. A ver vamos quem resiste ao canto da sereia. 

O mais certo é que surjam soluções governativas fracas, dependendo de alianças forçadas e muito provavelmente instáveis. Passámos de um cenário de maioria absoluta para um cenário de nova fragmentação de votos. Pode acontecer que a instabilidade seja tal que tenha que se recorrer a curto prazo a novo acto eleitoral. 

Em 2025 já teremos, no final do ano, novas eleições autárquicas e não é impossível, se a crise se prolongar, que mais algum acto eleitoral surja. E, em Janeiro de 2026, teremos eleições presidenciais. Prevê-se portanto muita animação e muitos movimentos no tabuleiro de xadrez de políticos ambiciosos. Por falar nisto, teremos já em Fevereiro e Março o primeiro teste eleitoral simultâneo das novas lideranças do PS e PSD. E a ver vamos se os resultados vão implicar mudanças nesses partidos e como ficará o espectro político depois das legislativas.  (falcão, A Esquina do Rio)
 

A Frase (262)

As sete selvajarias da lei que nos interpelam ferem princípios constitucionais da maior importância. Desde logo a inviolabilidade da integridade física e moral das pessoas, que é directamente atingida
(João Ribeiro e Castro, OBSR)

A Assembleia da República está prestes a aprovar uma lei que “estabelece o quadro jurídico para a emissão das medidas administrativas que as escolas devem adoptar para efeitos da implementação da Lei n.º 38/2018, de 7 de Agosto” – esta outra lei, descodifiquemos, havia estabelecido o “direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e o direito à proteção das características sexuais de cada pessoa”.

Em fase final de votação, a lei é uma poderosa violência normativo-burocrática, uma laboriosa selvajaria contra os direitos fundamentais. Não exagero: basta lê-la com vagar, o que é, aviso, tarefa pesada para quem quiser entender. O texto final resultou da fusão dos projectos de lei do PS, do BE e do PAN, nesta matéria, contando também com um contributo do PCP. É uma lei que merece ser combatida com todo o vigor que a sociedade e a democracia pudere.

O Mistério ...

 
Vislumbrei um clarão no mistério da sua presença...
...Quando o mistério é muito impressionante, a gente não ousa desobedecer...

(Antoine de Saint-Exupéry)