Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ferreira Leite Sem Condições Para Ficar


O presidente da distrital de Setúbal do PSD, Bruno Vitorino, afirmou esta quinta-feira que Manuela Ferreira Leite e a sua equipa «não têm condições» para continuar a liderar o partido, defendendo que é preciso «mudar o rumo».

«Manuela Ferreira Leite e a sua equipa cometeram demasiados erros e os erros pagam-se caro em política. Não há qualquer possibilidade de Manuela Ferreira Leite continuar à frente dos destinos do PSD, nem a sua equipa», disse em declarações à Lusa. «Não têm condições para continuar a gerir os destinos do PSD e até eles já perceberam isso», acrescentou.

O líder da distrital defendeu que é preciso «rejuvenescer» o partido de modo a que o PSD se possa «reencontrar com a população». «A mudança no PSD tem que ser rápida, não é preciso é que seja imediata. Tem que se mudar o rumo, as ideias, os rostos e as propostas mas não é uma mudança de rosto que vai resolver, tem que haver mudanças profundas», disse.

Sobre o anúncio de candidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD, Bruno Vitorino explicou que o partido tem que discutir mais do que a sua liderança. «No PSD tem-se discutido muito os líderes, mas tem que se discutir mais que isso, como as suas equipas, ideias e formas de fazer política. Tenho toda a consideração por Pedro Passos Coelho, bem como por outros jovens dirigentes que podem levar à mudança, mas já não passo cheques em branco a ninguém», salientou .

Em relação aos resultados do partido no distrito de Setúbal, Bruno Vitorino considerou que foram «maus» mas referiu que a Comissão Nacional tem muita responsabilidade nos resultados obtidos.

Fonte: Público


Poderá Ter Morrido Supremo Líder do Irão


Podem ser apenas rumores, mas vários jornais estão a noticiar que o Supremo Líder iraniano, ayatollah Ali Khamenei, estará em coma. Alguns blogues - e entre eles o do influente George Stephanopoulos, antigo conselheiro de Bill Clinton - e fontes da oposição vão ainda mais longe, escrevendo que o mais alto responsável iraniano já morreu.

Michael Ledeen, um conhecido especialista ligado aos neoconservadores norte-americanos, escreveu no seu blogue pajamasmedia.com que “uma pessoa em posição de saber estas coisas” o informou sobre a deterioração do estado de saúde de Khamenei.

Mas o próprio Ladeen, que em 2007 já havia anunciado a morte de Khamenei, ressalva que “é sempre inteligente aplicar a Cautela Reagan: Confia, mas verifica”.

O mesmo analista adianta que a saúde de Khamenei “se tem deteriorado nos últimos meses, agravado pelo seu nervosismo devido à incapacidade de resolver os problemas criados pela sua manipulação dos resultados eleitorais e a recusa por parte de uma grande camada da população em aceitá-los”. Isto para além da sua “perda de autoridade religiosa pelas repetidas condenações feitas por membros importantes do clero”.

Ladeen termina com alguns cenários: “Se ele morrer, haverá imediatamente um confronto sangrento entre os poderes por trás de Rafsanjani [o ayatollah que preside à Assembleia de Peritos, com poder para nomear e demitir o Supremo Líder], que irá reclamar a autoridade religiosa temporária e o controlo generalizado, e os poderes por trás de [o Presidente Mahmoud] Ahmadinejad, que se irão digladiar para ter o controlo e garantir a sua sobrevivência”.

Alguns bloggers dão conta de uma atmosfera anormal em Teerão, com um reforço do policiamento.

Importância da Mediação Reconhecida Por Júdice


« Mais do que Julgados de Paz o que devia haver era entidades independentes, privadas, para quem os magistrados mandassem os processos em mediação como pré-condição para aceitar os casos em tribunal», disse hoje à agência Lusa José Miguel Júdice, numa conferência dedicada à mediação e arbitragem na Justiça, que decorre até sexta-feira na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Júdice referiu que é sobretudo por «uma questão cultural», mas também por excesso de formalismo, que os Julgados de Paz e os meios de mediação não são muito utilizados em Portugal, e classificou o sistema processual de «arcaico, reaccionário, conservador e muito pouco aberto às novas realidades tecnológicas».

Um maior recurso à mediação traria também, no entender do ex-bastonário dos advogados, um alívio ao trabalho dos tribunais naqueles casos em que o que se pretende é apenas chegar a acordo.

«Em Washington foi-me dito que 85 por cento dos processos por acidente de viação são resolvidos por mediação. Os juízes mandam a generalidade dos processos para mediadores, que de um modo geral conseguem encontrar soluções muito mais rápidas, muito mais baratas e mais adequadas aos interesses em presença», exemplificou.

Fonte: SOL

Até que enfim que concordo com Júdice a propósito da importância da Mediação , que lá fora se tem revelado de grande utilidade e que em Portugal está pouco incrementada. E não tem só importância para aliviar os tribunais, também a mediação de muitos conflitos escolares e de trabalho seriam resolvidos utilizando esta ferramenta.


Observação de Aves em Setúbal Mourisca


A primeira feira dedicada à observação de aves em Portugal vai ter lugar no próximo fim-de-semana, na Herdade da Mourisca, em Setúbal. A iniciativa é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e pela RNES (Reserva Natural do Estuário do Sado), mas vai também contar com a presença de diversos participantes estrangeiros.

«Passam por aqui muitos milhares de aves que não permanecem cá, mas é possível contar cerca de 70 mil aves de 60/70 espécies diferentes, embora algumas dessas espécies com efectivos muito reduzidos», explica à Lusa Vítor Encarnação, ornitólogo do ICNB.

A Birds & Nature, a única empresa da região que se dedica exclusivamente à observação de aves, defende que é necessário apostar cada vez mais na divulgação. «É uma zona com bastante potencial para turismo ornitológico, embora seja ainda relativamente desconhecida dos estrangeiros e dos portugueses», revela João Jara proprietário da empresa.

Jara salienta a proximidade entre as diferentes zonas húmidas do sul do país, onde é possível fazer observação de aves, como o Algarve, o estuário do Tejo e estuário do Sado. Uma situação que não acontece em Espanha, um dos países mais conhecidos neste nicho de mercado, que os portugueses também querem conquistar.


O Jardim


O percurso da floresta selvagem através do bosque sagrado conduz ao jardim, isto é, a uma porção da natureza organizada e cuidada de modo artificial, à qual a simbologia tradicional atribui um valor positivo. O 'jardim do paraíso' remonta ao Criador, que assegurou aos primeiros seres humanos um lugar bem cuidado e desprovido de perigos. Na iconografia alquímica, um jardim desse tipo representa um campo ao qual se tem acesso apenas por uma porta estreita e com a condição de terem sido superados grandes esforços e dificuldades.
Também no simbolismo onírico o jardim é uma imagem positiva. 'Ele é o lugar do crescimento, do cultivo dos fenómenos interiores da vida', escreve E.Aeppli(1943,Bibl.2). ' Nele o curso das estações do ano completa-se de modo organizado e claro. A vida em toda a sua riqueza de nuances manifesta-se maravilhosamente. O muro que o circunda conserva intactas as forças internas que florescem', e a porta pode ser encontrada só depois de o muro todo ter sido contornado.' é a expressão simbólica para uma evolução psíquica que chega a uma notável riqueza interior.


A frase da ' Democracia' do Sr.Presidente


Mário Ferreira, o presidente da Câmara de Tarouca, eleito pelo Partido Socialista, justificou desta maneira o facto de vários funcionários municipais que apoiaram a lista do PSD terem sido transferidos sem aviso prévio para outro local de trabalho.

TSF, 14/10/2009