Pesquisar neste blogue
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Os Seus Ossos Também Produzem Hormonas , Quer Saber Como Funcionam Essas Hormonas ? - Ora Leia ...
![]() |
| A descoberta das hormonas dos ossos não é a única novidade: Só recentemente se descobriu que os ossos se regeneram constantemente e que esse processo poderá ser ajudado por um biomaterial de maçã para regeneração de ossos e cartilagens. [Imagem: Chan Greenbaum et al] |
Há muito tempo se sabe que as hormonas podem afectar os ossos. "Basta pensar em como as mulheres são mais propensas a sofrer de osteosporose quando atingem a menopausa porque seus níveis de estrogénio caem," exemplifica o professor Mathieu Ferron, da Universidade de Montreal (Canadá).
Mas a ideia de que o próprio osso possa desempenhar um papel activo, afectando outros tecidos graças aos seus próprios hormonas, é muito recente, tendo surgido com a descoberta da hormona osteocalcina.
E só agora estão sendo lançadas as primeiras luzes sobre o papel dessa hormona e como funciona.
Tesoura hormonal
A osteocalcina é produzida pelos osteoblastos, as mesmas células responsáveis pela construção dos nossos ossos.
Os osteoblastos produzem a osteocalcina em uma forma inactiva, o que faz com que a hormona se acumule no osso.
O que a equipe descobriu é que sua ativação é feita por uma enzima, chamada furina, que funciona como uma tesoura molecular, cortando uma parte da molécula. Após o corte, a osteocalcina é liberada na corrente sanguínea.
"Nós demonstramos que, quando não há furina nas células ósseas, a osteocalcina inativa se acumula e acaba sendo liberada, mas isso leva a um aumento nos níveis de glicose no sangue e a uma redução no gasto de energia e na produção de insulina," disse Ferron.
Eliminar essas "tesouras moleculares" também teve um efeito inesperado: a redução do apetite dos animais de laboratório. "Estamos confiantes de que a ausência de furina foi a causa", disse Ferron. "A seguir, esperamos determinar se a furina interage com outra proteína envolvida na regulação do apetite".
É Um Risco Que Preocupa ...
Não é o cenário mais provável, aos olhos da Schroders, mas é um risco que “preocupa” a gestora de ativos britânica: quando o Banco Central Europeu (BCE) acabar com a intervenção nos mercados de dívida pública, daqui a menos de um ano, os juros vão subir e “aí teremos o verdadeiro teste ao apetite” dos investidores privados de comprarem dívida de países como Portugal e Itália.
Se o crescimento se mantiver em níveis robustos, os riscos serão menores, caso contrário os investidores vão voltar a perguntar quem tem as finanças públicas mais e menos saudáveis, diz em entrevista ao Observador Keith Wade, economista-chefe da Schroders. Daí o conselho do especialista: as poupanças com juros devem ser aproveitadas para reduzir a dívida, não aumentar a despesa.
“Juros vão subir mais nos países com finanças públicas menos saudáveis”(continuar a ler)
A Ilha
Há, no horizonte, uma ilha.
Na ilha, a voz distante de um clamor.
É de verde que se veste o coração. Expectante.
(Fechas os olhos e
encerras, no seu eixo,
o segredo de que ainda só
suspeitas.
Não sabes. Mas esperas.
E a luz, dentro deles,
revela o sonho que te conduz.)
No horizonte, uma ilha.
Nos teus olhos, o horizonte
Susana Duarte
Subscrever:
Comentários (Atom)


