Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (262)

 É possível estar um ano em greve sem perder salário? É. A mesma greve que tem um impacto brutal na vida dos reclusos tem zero impacto no bolso dos guardas prisionais.  (João Miguel Tavares, Público)

Eis um excelente exemplo da disfuncionalidade de leis abstractas quando aplicadas a um caso concreto. O braço-de-ferro no Estabelecimento Prisional do Linhó entre o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) e a directora da cadeia tem alimentado uma greve que já dura há um ano, com um impacto brutalmente gravoso no dia-a-dia dos reclusos. Há menos formação profissional, menos actividades desportivas e culturais, menos assistência espiritual, menos vestuário, menos apoio na saúde, menos tempo ao ar livre e muito mais tempo passado nas celas.

Desejo


Quem és? Perguntei ao desejo.
Respondeu: lava. Depois pó. Depois nada.

(Hilda Hilst)

Inserido no livro Do desejo, o brevíssimo poema acima concentra uma enorme quantidade de informação em apenas dois versos.

Nas duas linhas percebemos que se passa um diálogo imaginário entre o eu-lírico e o interlocutor, o desejo. O eu-lírico pergunta ao desejo quem ele é, e ouve como resposta uma mensagem que possui múltiplas interpretações possíveis.

Lava faz uma referência ao magma, a abundância que transborda dos vulcões em erupção. Depois da enxurrada do desejo resta o pó, a memória dos acontecimentos. O que se sucede depois do pó é o nada, demonstrando a fugacidade do desejo.