sexta-feira, 24 de maio de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

Quando Não Há Incidentes, Inventam-se

De repente, o país comentador pressentiu que talvez nada tivesse existido: nem linchamento, nem criança. (*) Perguntar-me-ão: e esse país, de indignação tão pronta, não se indignou outra vez com a falsidade da notícia? Não, não se indignou. Calou-se. Passou à frente.  (Rui Ramos, OBSR)

Porquê? Porque esta notícia falsa foi uma ocasião para exalar superioridade moral contra a “xenofobia” e o “racismo”. Como tal, foi uma boa notícia falsa. Serviço público, como dizem os entusiastas.

Que sugere esta história? Que há na sociedade portuguesa, como no resto do Ocidente, uma máquina de inventar racismo, em que muita gente está ansiosa por meter a sua moeda. Se preferirem, acreditem que é apenas uma excentricidade da época. Mas não. Faz parte da luta política. Nos últimos anos, a esquerda que se diz centrista abriu-se à influência da extrema-esquerda, e facilitou-lhe a entrada nas instituições.

Quando não há incidentes, inventam-se, seguindo a velha regra do jornalista anti-clerical de Eça de Queiroz. Foi o que vimos.  

Nota (*) : A actualidade continua a não nos faltar com pequenos factos luminosos. O último foi este: em escola de Lisboa, uma “criança nepalesa de 9 anos” teria sido “linchada” por colegas da sua idade, ébrios de “xenofobia e racismo”.

Sondagem - Montenegro É O Líder Com Melhor Nota. Ventura É O Que Tem A Pior.

Em segundo lugar surge o líder do Livre, Rui Tavares, com uma nota de 9,9 pontos, um pouco à frente do secretário-geral do PS Pedro Nuno Santos. 

As avaliações ao primeiro-ministro e líderes partidários constam da sondagem feita pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica.

O chefe do Governo é o líder que reúne a percentagem mais alta de avaliações positivas (75%), dez pontos percentuais acima do que conseguia em Julho do ano passado.

Numa escala de 0 a 20, o chefe do executivo consegue uma avaliação média de 11,3 pontos, comparável com uma avaliação de 10,3 pontos de Julho registada em 2023 – a última vez em que o Cesop colocou a questão da avaliação dos líderes. A boa nota de Montenegro é reforçada pela percentagem de avaliações positivas. O chefe do Governo é o líder que reúne a percentagem mais alta de avaliações positivas (75%), dez pontos percentuais acima do que conseguia em Julho do ano passado.

O PR tem pela primeira vez nota negativa.
(Saiba todos os pormenores - Público)

Bom Dia !


Cada manhã é especial quando acordamos prontos para encarar todos os desafios 
que o destino coloca no nosso caminho. Não tenha medo da vida: 
corra em direção a ela e entregue-se! Bom dia!