Pesquisar neste blogue

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Boletim Económico De Outono

Em 2013, a economia portuguesa deverá cair menos do que o esperado. O Banco de Portugal prevê, agora, uma queda de 1,6 por cento, quando em Julho acreditava que a recessão fosse de dois por cento. Expectativas mais optimistas do que as do Governo e da troika.

“As actuais estimativas apontam para uma contracção do PIB de 1,6 por cento em 2013 (- 3,2 por cento em 2012). A informação relativa ao segundo trimestre de 2013 e os indicadores disponíveis para o terceiro trimestre sugerem que se poderá estar a iniciar um processo gradual de recuperação económica”, revela o Boletim Económico de Outono.

O pior é o drama do desemprego:
O desemprego de longa duração continuou a aumentar na primeira metade de 2013, representado já mais de 60 por cento do total de desempregados. Adicionalmente, o desemprego de muito longa duração (superior a 25 meses) continuou a crescer a taxas elevadas, representando 35 por cento dos desempregados no primeiro semestre de 2013. Pelo contrário, o número de indivíduos que procuram emprego há menos de 12 meses diminuiu 7,3 por cento em termos homólogos neste período”, acrescenta o documento.

No Boletim Económico de Outono a instituição liderada por Carlos Costa defende que é necessária uma redução da carga fiscal sobre empresas e famílias, de forma gradual mas duradoura, e uma consolidação orçamental cada vez mais amiga do crescimento económico.

Devagar, devagarinho. Foram muitos anos de regabofe,  temos à frente ainda muito para subir e o cansaço já é muito. Questiono - quantos irão ficar pelo caminho ?

A Propósito Do Cromossoma X ...

"A imagem de um cromossoma como um aglomerado de DNA em forma de X é familiar para muitos, mas este retrato microscópico de um cromossoma na verdade mostra uma estrutura que ocorre apenas transitoriamente nas células - no ponto em que elas estão prestes a se dividir," explica o professor Peter Fraser, da Universidade de Cambridge.

Esta é a estrutura do cromossoma X no interior de uma célula viva quando  não está em processo de divisão. [Imagem: Peter Fraser/Babraham Institute]
"Na grande maioria das células de um organismo que já terminaram a divisão, os seus cromossomas não se parecem em nada com o formato de X. Os cromossomas nestas células existem numa forma muito diferente, e até agora tinha sido impossível criar imagens precisas de sua estrutura" .

Assim, parece que os livros-texto terão que ser corrigidos, ou acrescentarem que a observação que os cromossomas em formato de X só existem no momento imediatamente anterior à divisão celular.
No resto do tempo, as coisas parecem bem mais complicadas.

Fonte: DS