segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde


Saiba Como Vai Este País


Há uma estratégia clara de tentar matar o processo à nascença -  Quando se passa um dia a discutir um lapso na transcrição de uma escuta, ou uma portaria que o Ministério Público terá interpretado erradamente, o que não é verdade, isso tem um significado claro. Não se trata de um normal escrutínio da investigação. Trata-se de uma operação de demolição da credibilidade do MP. (Eduardo Dâmaso, CM)

Seja o que for que este processo venha a ser, estamos perante uma estratégia clara de tentar matar o caso à nascença, agora que os predicadores do antijusticialismo estão a ocupar a arena. Deste processo, mais do que qualquer outro, vai depender a sanidade desta democracia. Não apenas da Justiça ou da política. As fasquias que estão a colocar ao MP são sintomas da guerra sibilina que começa a nascer. Há uma casta que não quer ser incomodada. Que, nesta matéria da integridade, só faz leis-cartaz, como diria Marcelo. São para existir, para aplicar aos inimigos, mas não para punir os ‘legisladores’ e detentores do poder. 

A Frase (234)

Mário Centeno afirmou ao FT que foi convidado por Marcelo e Costa para liderar o Governo. Marcelo desmentiu e o governador assumiu a mentira. A mentira é uma falha grave?    (António Costa, ECO)

Há uma ironia trágica nisto. Costa pensou em si próprio e na sua salvação quando decidiu anunciar ao país que tinha feito um convite a Mário Centeno para lhe suceder, o governador pensou em si quando decide dar uma declaração ao FT em que envolve o Presidente da República no convite, e acaba por admitir, implicitamente, que estaria disponível para ser primeiro-ministro do governo socialista. O desmentido formal do Presidente da República — na madrugada desta segunda-feira — é tão inusitada como grave, e já está na imprensa internacional. Depois das notícias sobre a demissão do primeiro-ministro por causa de investigações judiciais em casos de corrupção, só faltava mesmo isto para prejudicar a imagem do país.

Este desmentido, de resto, leva este problema a outro patamar:

Se Centeno mentiu, há uma falha grave, certo? O que diz o Estatuto do Sistema Europeu dos Bancos Centrais e do BCE, no seu artigo 12º,4?  (ler texto completo)

Olha-me De Novo Com Menos Altivez


Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo.
Porque esta noite
Olhei-me a mim, como se tu me olhasses.
E era como se a água
Desejasse

Escapar de sua casa que é o rio
E deslizando apenas, nem tocar a margem.

Te olhei. E há um tempo
Entendo que sou terra. Há tanto tempo
Espero
Que o teu corpo de água mais fraterno
Se estenda sobre o meu. Pastor e nauta

Olha-me de novo. Com menos altivez.
E mais atento.

(Hilda Hils)