Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de novembro de 2019

Notícias Ao Fim Da Tarde

>Jerónimo critica Governo por preferir a "ditadura do défice" à resposta aos problemas do país

Esta É A Frase

O Mundo está a mudar e as soluções do futuro confundem-se com uma espécie de nostalgia futurista. É como o anúncio dos primeiros dias do último milénio, uma atmosfera onde todos os sonhos perderam o brilho fulgurante do technicolor. Sobra apenas a mutilação das cores na manipulação monótona da Ideologia.

Carlos Marques de Almeida, ECO

O Mundo está a mudar. A política entra em modo de fragmentação. A economia revisita planos derrubados pela História. Esta deriva disforme para o fragmento e para o passado são o sintoma de uma metamorfose da crise. Retomando o espírito de Elias Canneti, parece que a solução política para todas as coisas é o círculo cego sobre a deriva do Mundo, pequenas elevações na margem dos dias que permite uma pausa para a respiração de todas as ilusões. Chegar a estas elevações artificiais é o máximo esforço político da presente geração. Afinal a política não tem sentido e o futuro está no passado.

É Tempo Da Verdade ...

... Não É O Da Emoção

Debates públicos como o que sucedeu após a descoberta de um recém-nascido no lixo devem muito à emoção e pouco à razão.

A conversa esteve em todo o lado e a primeira vaga de reacções foi a do horror, a de questionar que gente era aquela que abandonara à sua sorte um ser indefeso, salvo, por ironia, por alguém que tinha tudo para ser protegido em vez de ser protector. Seguiu-se a vaga da compreensão.

resposta do Supremo Tribunal de Justiça, anteontem, e uma reportagem da SIC com os sem-abrigo que realmente tinham encontrado o recém-nascido vieram mostrar como este tipo de debates públicos deve muito à emoção e pouco à razão. Pelo caminho, sacrificam-se os mediadores e o tempo de que necessitam para tentar chegar à verdade, neste caso, a Justiça e a imprensa, mesmo que esta tenha forte tendência para se auto-imolar.

Quando um Presidente nomeia alguém, perante as câmaras, como “o nosso herói”, é bom que não o faça quando foi enganado por alguém que parece não ter tido grande papel na descoberta do recém-nascido, antes ter sabido aproveitar-se do momento. A palavra do Presidente importa e a verdade também. E para que uma e outra sejam ponderadas e consistentes, precisam de um tempo de resposta que não coincide com a vertigem das redes sociais nem com a velocidade das notícias na Internet ou nas televisões.

David Pontes, Público (excertos do Editorial

Recordações ...

Existem nas recordações de todo homem coisas que ele só revela aos amigos. 
Há outras que não revela mesmo aos amigos, mas apenas a si próprio, 
e assim mesmo em segredo. Mas também há, finalmente, 
coisas que o homem tem medo de desvendar até a si próprio... 
Fiódor Dostoiévski