Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Olivier Blanchard (FMI) - Erros Ou Burrice ... ?


O economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, Olivier Blanchard, voltou a apontar a existência de um erro nos multiplicadores usados pelo fundo para calcular o impacto recessivo das políticas de austeridade. Os novos cálculos de Blanchard detectam um erro ainda maior do que o alarme também lançado por ele em Outubro sobre o mesmo tema.

Do ponto de vista metodológico seria errado usar um mesmo multiplicador para todas as projecções de todos os países - e no entanto tem sido essa a tendência dominante do FMI. Também desse mesmo ponto de vista metodológico, constituiria um erro grave o de usar sistematicamente um multiplicador, sem indicar exactamente qual é, e sem assumir a sua utilização.(RTP) 

Blanchard e Leigh não atenuaram as alarmantes hipóteses emitidas em Outubro, antes as radicalizaram. Segundo o diário norte-americano Washington Post, trata-se de um "espantoso mea culpa do economista-chefe do FMI sobre a austeridade".

E considera que o documento "contém alguns olhares subtis e potencialmente perturbadores sobre o modo como funciona o Fundo" - nomeadamente a constatação de que Blanchard "não conseguiu determinar que multiplicadores os economistas a nível de cada país estão a usar nas suas projecções".

Outro erro terá sido o de proceder como se "importantes hipóteses de trabalho sobre a região ainda se mantivessem válidas em tempos de crise". Isto porque um multiplicador baixo, válido para uma economia em crescimento, com taxas de juro normais e um sistema bancário saudável, deixará de poder aplicar-se a partir do momento em que a economia estagne ou se contraia, os juros subam e os bancos entrem em crise.

E Quem está a sofrer? - Nós os cidadãos.

Descoberto Novo Tipo De Neurónios No Cérebro E O modo Como Se Relacionam Com A Tiróide E...



... Interferem com as doenças cardiovasculares

Um grupo internacional de cientistas identificou um grupo de células nervosas no cérebro totalmente desconhecidas até agora.
Apesar de terem passado despercebidas, essas células regulam funções essenciais, como as funções cardiovasculares, o ritmo do coração e a pressão sanguínea.
A nova descoberta terá implicações importantes para o tratamento de todas as doenças cardiovasculares humanas, com um efeito particularmente importante para as mulheres grávidas.


Muito importante é que os novos neurónios desenvolvem-se no cérebro com a ajuda das hormonas da tiróide.
Pacientes com problemas no funcionamento da glândula tiróide podem produzir pequenas quantidades de hormonas da tiróide ou produzi-la em excesso, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

"Esta descoberta abre a possibilidade de formas totalmente novas de combater as doenças cardiovasculares," disse Jens Mittag, do Instituto Karolinska, na Suécia.


Esta descoberta é uma possibilidade para o futuro. Mas as mulheres grávidas poderão ter benefícios a curto prazo.
"De forma mais imediata, será possível identificar e tratar mulheres grávidas com hipotiroidismo, já que um baixo nível hormonal pode atrapalhar a produção desses neurónios no feto, levando a problemas cardiovasculares mais tarde na criança," afirma o investigador.


Terá Uma Coisa A Ver Com A Outra?


O presidente da RTP disse hoje à redacção da televisão e rádio públicas que o dossier da privatização ou concessão irá a Conselho de Ministros na próxima semana.

Entretanto, a administração decidiu mudar a produção da RTP2 e da RTP Internacional para o Porto ainda este mês.(Público)

Faço votos, para que decidam de vez. Já ninguém aguenta nem a própria (RTP) - sim, não. talvez ou pela metade.