Pesquisar neste blogue

terça-feira, 17 de abril de 2018

Notícias Soltas

Cativações De Centeno Ao Nível Das De Gaspar E Albuquerque

Mário Centeno ficou, em 2017, mais parecido com Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque. É isso que fica visível na análise ao défice de 2017 do Conselho das Finanças Públicas (CFP) divulgada esta terça-feira. Para a entidade liderada por Teodora Cardoso houve uma “alteração de postura” da política orçamental. Uma das semelhanças passa pelo nível de cativações finais, que regressou aos valores dos anos de ajustamento. E o saldo estrutural melhorou um ponto percentual, redução semelhante à conseguida em 2014.(continuar a ler)

A geringonça  'reconhece' a  eficiência de muitas medidas do governo que 'usurpou'.

Identidade. Não É Tudo Isto Contraditório ?

Não exactamente. Pode ser contraditório nos meios, mas não nos fins. Para os gerrilheiros da “identidade”, ensinar às pessoas que o sexo ou a cor da pele determinam, independentemente da vontade individual, a sua pertença a tribos rigidamente separadas por ressentimentos históricos, e explicar, por outro lado, que afinal cada um pode, sem amarras biológicas, escolher a tribo que quiser, são apenas duas maneiras de atingir o mesmo objectivo:  dividir a sociedade “burguesa” e destruir o que nela possa parecer certo e aceite. Noutros tempos, moral e costumes foram contestados em nome da “natureza”, que a sociedade supostamente escamoteava e reprimia. Agora, tudo é posto em causa porque, afinal, não há natureza, mas só “construções” arbitrárias e fluidas. Em suma, no negócio das chamadas “causas fracturantes”, não importa o ponto de ataque, nem a coerência do ataque — o que importa é atacar.

Fonte: OBSR

É Preciso Uma Dose De Loucura Para Se Ter Lucidez

É preciso uma dose de loucura para se ter lucidez.
Tolstói escreveu e Guimarães Rosa concordou: “Se descreves o mundo tal qual é, não haverá em tuas palavras senão muitas mentiras e nenhuma verdade”.
Necessitamos de utopia – Thomas More sabia disso – para caminhar. Ela está um passo à frente, a medida em que andamos, o sonho anda junto, e isso mantêm-nos no caminho, esperançosamente. É como a linha do horizonte. Perdendo-se de vista a fantasia, perde-se o sentido da vida.
(r. pazes)