quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (32)

Na cartilha de Santos Silva contra a extrema-direita não consta a exigência de verdade e transparência aos ministros da República e seus correligionários. Essa seria uma exigência básica entre socialistas, entre pessoas com os mesmos valores. Não consta.  (Eduardo Dàmaso, CM)

Santos Silva pensa mesmo que os políticos só devem ser julgados pelas suas políticas e pelos resultados. Não pela lei e pelas regras da decência. Isso fica entre aspas enquanto andar por aí a tenebrosa direita e os fascistas da extrema-direita. Por isso, na cartilha de Santos Silva, a ministra Mendes Godinho deve sair bem na fotografia. A ministra que se esconde atrás dos inacreditáveis argumentos da Caixa Geral de Aposentações para não divulgar os valores reais das subvenções vitalícias deve ser uma espécie de padeira de Aljubarrota. 

Mensagem De Reflexão

 
As nossas escolhas são regidas pela consciência, pelo resultado de nossas experiências, mas também sofrem influência determinante do nosso inconsciente.

De acordo com a psicologia o inconsciente é tudo aquilo que somos e desconhecemos sobre nós. Nossos traumas, emoções negadas, passado reprimido, tudo aquilo que naufragou no mar do esquecimento de nossa memória.

Quanto maior e mais desconhecido for o inconsciente de uma pessoa, maior sua força e influência sobre suas escolhas.

O inconsciente impõe a lógica da compulsão à repetição na tentativa de se fazer conhecer e com isso ser elaborado. Recordar, repetir para elaborar, disse-nos Sigmund Freud. Tudo que subjaz adormecido no nosso inconsciente anseia por reconhecimento, essa é a função da psicoterapia, nos ajudar a compreender os motivos e de que forma o inconsciente nos influência.

Tornar consciente o inconsciente é o que dá ao homem compreensão da sua história, possibilidade de elaboração dos traumas vividos e enfim autonomia e liberdade sobre suas escolhas, logo seu próprio destino.

Somos tudo aquilo que sabemos de nós e também tudo o que de nós desconhecemos.

Conhecer a si mesmo é o mais próximos que chegamos de atingir a verdadeira autonomia e liberdade.

(Andréa Beheregaray)