terça-feira, 15 de outubro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (258)

PNS quer o partido a falar a uma só voz porque só um coro tão robusto consegue abafar o apito do amolador que já estacionou a bicicleta no largo do Rato.  (José Diogo Quintela, OBSR)

Para quem está sempre a avisar para o perigo que é o Chega, Pedro Nuno Santos, com este desejo de unanimidade incontestada, parece querer ser o André Ventura do PS.  

Agora, PNS está a ser demasiado exigente com os seus críticos. Pretender que os correligionários não se desviem do pensamento do líder é um problema, na medida em que para isso é preciso primeiro determinar qual é afinal o pensamento do líder. Decida isso e depois logo se vê.

O Eterno Retorno


De forma simples, a ideia do eterno retorno sugere que tudo o que aconteceu, está acontecendo e acontecerá novamente, em ciclos eternos.

Explicando melhor.

Nietzsche propôs esse conceito como um desafio profundo à maneira como as pessoas vivenciam suas vidas e enfrentam a ideia da morte.

A pergunta fundamental é:

“Você viveria sua vida mais uma vez e outra, e assim eternamente?”.

Nietzsche acreditava que viver cada momento como se fosse repetido infinitamente poderia levar a uma apreciação mais profunda e intensa da existência.

Por isso, a aceitação do eterno retorno, para Nietzsche, é uma medida do amor à vida.

Por outro lado, a rejeição dessa ideia poderia levar a uma vida mais superficial e desprovida de significado.

O conceito, portanto, visa provocar uma reflexão profunda sobre como vivemos nossas vidas e qual significado atribuímos a cada experiência.

(Friedrich Nietzsche)