Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sócrates Congratula-se Mas Desconhece ...

Paris junta-se à Alemanha e pretendem assegurar uma maior convergência económica na Zona Euro, com a adoção de medidas de harmonização de sistemas de pensão, salários, tributação das empresas e mecanismos para limitar o endividamento público.

Sócrates congratula-se com decisão de maior integração económica, mas ... afirma :
"Nunca vi essa proposta , não a conheço", disse Sócrates, questionado sobre o "pacto para a competitividade", acrescentando que Portugal já tem na sua legislação "todas as matérias que dizem respeito ao Pacto de Estabilidade [e Crescimento]"... ... ?!

As Condições De Merkel

A engrenagem ...
64% dos alemães manifestaram-se contra o apoio financeiro a outros países do euro, mais endividados. Cerca de metade já só querem ver o euro pelas costas e voltar ao marco. Merkel com eleições à porta está assim condicionada. Aproveitando a necessidade do resto da Europa pela ajuda da Alemanha, vai usar a força da que é a maior economia e tentar obrigar os outros países a cederem à sua visão.
Assim, se querem que Merkel aceite reforçar o fundo europeu de resgate e flexibilizar a utilização desse dinheiro, os outros países terão que ceder ... ao que a chanceler quer.

Passa por impor condições, como limites ao défice e à dívida dos países, que quer ver inscritos na Constituição de cada um deles. E, para os que desrespeitarem os limites necessários à manutenção da boa saúde financeira, Merkel quer castigos pesados.

No plano económico, também há regras que Merkel quer ver implementadas na Europa como um todo: aumento da idade da reforma (67?), para tornar os respectivos sistemas públicos de Segurança Social mais sustentáveis, e maior flexibilidade nas leis laborais, para que o mercado de trabalho seja ágil e as empresas mais competitivas.

Os países incumpridores estão condicionados, vai ser difícil escapar a quem tem a 'faca e o queijo na mão'.

Marcelo: Um 'Feeling' E Uma Crítica

O Feeling - De que a Assembleia da República pode vir a ter em Capucho um presidente. Mas, acrescenta, que é mesmo só um feeling ...

A Crítica ao Debate Parlamentar - Sócrates com outra disposição [??!!]. Para o combate ao anti-MFI. E para eventual campanha eleitoral [ por aí, sim ]. Mas a sensação de déjà vu. Para não dizer très vu et fatigant. [ Verdade,- parece que andam à roda e nunca mais saem do mesmo sítio, sem chama, sem inovação, sem ideias, final de ciclo - já não levam a lado nenhum]


Fonte:SOL

A Incompetência Da 'Competência' ?!

Um Enrolar sem fim
O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Noronha Nascimento, mudou de argumentos quanto às escutas do processo Face Oculta que envolvem José Sócrates.

Enquanto nos primeiros despachos declarou as conversas de Armando Vara e do primeiro-ministro nulas, argumentando que apenas ele como presidente do Supremo as poderia ter autorizado, no seu último despacho Noronha Nascimento assume implicitamente que aquelas eram válidas e diz que as manda destruir porque são «estranhas» ao processo Face Oculta (ou seja, não têm nada que ver com a rede do sucateiro Manuel Godinho).

O problema é que apenas o juiz de instrução de Aveiro, pelo conhecimento que tinha de todo o processo, poderia decidir sobre esta questão.(ler aqui)

As Raízes, Ler

As Raízes nazis da Irmandade Muçulmana (ler aqui) - Dá que pensar.

Justiça Sem 'Rei Nem Roque'

Alguém dizia que a Justiça é um ideal que precisa de ser alimentado diariamente com acções significativas.
Não, não era esperado, que fossem os próprios juízes a desrespeitarem as leis - mas, acontece.

O novo regime jurídico para os divórcios não está a ser respeitado por muitos juízes, que continuam a aplicar o conceito de 'culpa' quanto à divisão de bens e responsabilidades parentais.

Esta a notícia faz hoje, sexta-feira, manchete no jornal " Público"

Por outro lado há que ter em conta a responsabilidade dos governantes - muitas leis são mal feitas, pouco estruturadas e inadaptadas à realidade, o que pode levar ao impensável incumprimento.

Só num país sem 'Rei Nem Roque' acontecem coisas destas.