quinta-feira, 4 de julho de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

Na Comissão Europeia há um "deserto total" no que toca à presença de portugueses em cargos de topo.

Houve uma negligência censurável [do anterior Governo] e agora estamos a trabalhar para contrariar isso”, garantiu Rangel, esta quinta -feira, em resposta a Rui Tavares, do Livre, na Comissão dos Assuntos Europeus da Assembleia da República. “É um deserto total. Não temos um subdiretor-geral na Comissão Europeia. É absolutamente extraordinário”, disse, revelando que o primeiro-ministro Luís Montenegro já teve oportunidade de abordar e “insistir” sobre o assunto junto da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. (continuar a ler aqui)

Nota:  Deve ser difícil Governar  quando alguém herda governos socialistas -  além de objectivar, planificar, inovar, aturar muita irresponsabilidade de alguma oposição, ter de gastar muito do seu (nosso) tempo a tentar remediar os muitos erros e negligencias que ficaram por resolver. 

A Frase (152)

Uma governação baseada na visão da aceitação popular de cada proposta governativa resulta sempre num empobrecimento da solução final. Leva a assumir medidas que se contradizem ou mesmo que se anulam.      (Bruno Bobone, OBSR)

O debate de ideias permitia manter a elevação da discussão e permitia manter o respeito entre todos aqueles que se envolviam nesse debate e posterior governação. (...)

Mas a ganância de manter o poder por mais tempo, destruindo a natural alternância desejada, levou a uma reformulação do debate que se focou muito menos nas ideias e muito mais nas qualidades e defeitos dos defensores dessas ideias.

É francamente mais fácil combater um adversário através da exposição dos seus “defeitos, sejam eles verdadeiros ou falsos, do que combatê-lo através da prova da discussão das suas ideias. (...)

Avançam agora com a bandeira da defesa da democracia contra os extremos populistas e esquecem que esses extremos foram entubados por si mesmos enquanto se tentaram manter na governação desde o momento em que abdicaram de cumprir a sua obrigação de defender aquilo em que acreditavam correndo o risco de perder o poder. (
Pois agora só vejo dois caminhos.

Ou seguimos o caminho de ir dando campo de crescimento a estas novas propostas populistas que medram por todo o Mundo ocidental e que nos trarão um tempo de grande dureza e que terminará numa revolução ou guerra para restabelecer um novo sistema democrático, ou assumimos de novo os valores em que acreditamos da construção de uma sociedade livre, desenvolvida e justa, com a coragem de enfrentar o risco de perder e sem medo de ficar de fora.

Estou convencido de que só assim voltaremos a ter um governo que recupere a democracia e que não nos deixe perder de novo quarenta anos para voltar a acreditar.

Paciência ...


 Existem dois pecados capitais, dos quais todos os outros derivam: impaciência e indolência. 
Por causa da impaciência os homens foram expulsos do paraíso, por causa da indolência 
eles não voltam. Mas talvez só exista um pecado capital: a impaciência. 
Por causa da impaciência eles foram expulsos, por causa dela eles não voltam.

(Franz Kafka)