sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

O Mais Importante É A Reforma Do Regime E Proteção Das Instituições.

Os últimos dois anos de governação foram penosos a vários níveis, e não vale a pena justificarem tudo com a pandemia e a guerra. Mesmo sem ter ainda o contraditório dos visados, o que já descobrimos na última semana é trágico, um pesadelo que nos faz temer o regresso ao pior de Sócrates. O PS vai ter de fazer um novo exame de consciência ao partido que é, e ao que quer ser. Acima de tudo, a discussão política e mediática sobre o carisma e liderança de Luís Montenegro ou a maturidade e ideologia de Pedro Nuno Santos é quase irrelevante. Neste momento, o mais importante é a reforma do regime, a proteção das instituições, da qualidade da Democracia, qualquer que seja a competência de quem vier a seguir.   (António Costa, ECO

Esta É A frase (232)

O fim de oito anos de Costismo numa manhã não é fruto de um mero parágrafo da PGR. É o desfecho de uma cultura que fez da informalidade um pilar de atuação e que, juntamente com a crise da Justiça que a investiga, é mais do que uma crise política – é uma crise de regime.
 (Bruno Faria Lopes, JNegócios)

Foi um choque acordar de manhã com um governo de maioria absoluta e à hora do almoço ver o primeiro-ministro demitir-se. Foi o mais próximo de um fenómeno natural repentino na política, como um terramoto. Em minutos esfumaram-se oito anos de “Costismo”. A maioria quase sem oposição acabou e António Costa saiu pela porta pequena para ir encaixotar os seus pertences, incluindo a vaca voadora. 

Alegria

A alegria é a vida no seu estado mais puro. Na verdade, nunca surge do nada, resulta da vontade de cuidar de alguém, constrói-se, mas não se agarra... e tem de ser partilhada. Pois, se não arriscarmos beber com os outros este excesso da própria vida, viveremos num mundo de sombra, sem festa, sem alegria e sem amor.

(José Luís Nunes Martins, O Rosário para Crentes e Não-Crentes)