Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A Frase Que Dá Que Pensar !

Os partidários do ‘Brexit’ também cavalgam os seus medos: é a imigração descontrolada; é o terrorismo à solta na Europa. Mas depois existe um argumento mais sério: por que motivo um país que sempre valorizou a sua tradição parlamentar deve ser governado ‘de facto’ por uma Comissão Europeia não eleita que determina grande parte da legislação interna?

João Pereira Coutinho, Correio da Manhã 

Como Juntar Liberdade De Expressão, Mídias Sociais E Verdade (2)


2 - A morte da política
A Comissão de Finanças do Reino Unido encomendou um estudo chamado "Brexitologia: o que a ciência diz sobre o referendo da UE no Reino Unido", que concluiu que a questão não será decidida com base em argumentos sensatos, mas pelos "atalhos cognitivos" que a população abraça quando está sem saber a coisa certa a fazer.
A verdade também tem sido uma vítima da candidatura de Donald Trump para se tornar o candidato presidencial dos republicanos nos EUA. os seus pronunciamentos, muitas vezes feitos usando o megafone das mídias sociais, têm mostrado pouca fidelidade, quer com o mundo real, quer com seus próprios pronunciamentos anteriores.
No Brasil, morto o debate político muito antes das votações no Congresso, o que se viu foi o que os especialistas agora começam a chamar de "onda de ódio" que tomou conta de uma população tipicamente serena e pouco activa no debate e na militância política. População essa que agora se diz estarrecida ao ver o poder mudar para mãos que não parecem mais limpas do que aquelas de que saiu. Um facto que a imprensa estrangeira se diz incapaz de descrever, já que um e outro eram não apenas aliados, mas "juntos no poder"; logo, não haveria porque haver expectativa de mudança.
Populistas em todo o mundo têm adoptado tácticas semelhantes. Seus oponentes não podem alegar que eles careçam de legitimidade democrática: a sua própria popularidade demonstra que eles têm aproveitado a raiva, a frustração e até o patriotismo dos eleitores que sentem que suas preocupações foram de alguma forma ignoradas. O problema é que esses populistas têm feito isso em benefício próprio.  
DS

Desculpar-se ?

É preciso sempre desculpar-se por ter agido bem - nada fere mais do que isso.

Valéry