Pesquisar neste blogue

sábado, 12 de março de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Verdade Nua E Crua Narrada Em 'Fanatismo' - Leiam

    
A Rússia sempre foi assim. Imperial e autocrata. E sempre será. Há para isso razões históricas, geográficas, económicas, étnicas, religiosas e outras. E os dirigentes russos nunca quiseram contrariá-las. Mais do que qualquer outro país europeu, a Rússia sempre viveu com tortura, escravidão, servidão e ditadura. Com este passado, a Rússia sempre foi brutalmente violenta. Tanto nos seus tempos de “esquerda” como nos de “direita”. Internamente opressiva e externamente opressora.

Os críticos da democracia chegam a afirmar solenemente que a Europa é culpada e não está à altura dos acontecimentos porque não está armada e não tem uma defesa própria! É verdadeiramente obsceno ver os que sempre recusaram que a Europa tivesse uma qualquer força militar proclamarem agora que a Europa deve abandonar a aliança com os americanos e forjar a sua própria força militar! Ou já o devia ter feito há muitos anos!

Culpar os americanos pela guerra da Ucrânia é infame. Sublinhar as responsabilidades europeias na agressão à Ucrânia é desonesto. Garantir que a invasão da Ucrânia pelos russos não é mais do que uma guerra entre os Estados Unidos ou a NATO e a Rússia, provocada pelos primeiros, é do domínio da fantasia fanática.

A agressão à Ucrânia é violenta e destruidora. Mas também está a refundar uma nação e a acordar um continente solidário. E a exibir os charlatães do pensamento. 

(excertos do texto de António Barreto no Público)

Nota: A verdade nua e crua narrada em 'Fanatismo'  (texto completo de António Barreto)

Em Cada Coração Há Uma Janela


 Em cada coração há uma 
janela para outros corações.
Eles não estão separados
como dois corpos.
Mas, assim como duas 
lâmpadas 
que não estão juntas,
sua luz se une num só feixe.

(Rumi)