Pesquisar neste blogue

sábado, 13 de setembro de 2014

Não Desesperemos ...


Na série Downton Abbey, que está quase a regressar aos nossos ecrãs, é [interessante] a forma como ela retrata o fim de um mundo sem que aqueles que nele vivem se apercebam bem de como tudo está a mudar. De resto, é quase sempre assim que acontece: quando o mundo muda, é por regra depois de isso já ter acontecido que nos damos conta.


Construímos, no pós-guerra, no Ocidente, o melhor mundo que a Humanidade jamais conheceu. É esse mundo que está agora a mudar por caminhos de imenso perigo, caminhos que nunca percorremos.

Mas não desesperemos. Em sociedades abertas e democráticas há sempre soluções. Tal como havia, houve, soluções no mundo de Downton Abbey. Elas podem é ter de passar por desafiar certas utopias transnacionais, por contrariar muitas expectativas e por alterar alguns hábitos. Para que o nosso mundo, o tal que é, repito, o melhor que a Humanidade jamais construiu, não acabe, tem de mudar. O pior será continuar em estado de negação.

Excertos do artigo de JMF, Observador

Esta É A Frase ...

" Em contexto eleitoral o Governo irá tentar negar as dificuldades, que a oposição também tentará iludir para “gerar esperança numa alternativa”, mas “ambos estão equivocados porque a realidade vai ser a da perpetuação da dificuldade”.

Jaime Gama, OBS  

Vitor Bento Está De Saída ...

O Governador do Banco de Portugal já está a fazer contactos para substituir Vítor Bento, José Honório e João Moreira Rato na administração do Novo Banco. A notícia, surpreendente, é a manchete do Expresso deste sábado.
Os três administradores manifestaram-se várias vezes indisponíveis para liderar um projecto diferente daquele para o qual tinham sido convidados. Carlos Costa quer vender o mais depressa possível, a equipa de Vítor Bento não concorda.

Fonte: Expresso