Pesquisar neste blogue

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Que Significa Vírus A/H1N1


Os pesquisadores catalogaram o vírus da gripe suína, que já provocou mais de 100 mortes no México, de A/H1N1. O H1N1 é o vírus comum da gripe humana. Vários subtipos de vírus já foram encontrados nos porcos, como o H1N2, H3N1 e até o H3N2, que passou dos humanos para os porcos.

Segundo as autoridades de saúde, o maior risco da transformação do actual surto  numa epidemia mundial - uma pandemia - não está na infecção de seres humanos por porcos, mas na transmissão entre humanos, quando o vírus sofre mutações e pode  tornar-se mais agressivo.

O que significa A/H1N1?

A letra A indica o tipo mais variável de vírus, com potencial de fazer adoecer o maior número de pessoas. Os vírus da gripe humana são classificados em A, B ou C, de acordo com esse critério.

A letra H, de H1N1, é a inicial de hemoglutinina, uma proteína localizada na superfície externa do vírus e que ele utiliza para se fixar nas células humanas. O nome vem da aglutinação das células do sangue.

A letra N, de H1N1, é a inicial de neuraminidase, uma proteína que quebra os açúcares da célula sob ataque para liberar novos vírus.

Como as duas proteínas se localizam no lado externo do vírus, são elas que o sistema imunológico detecta e que os cientistas procuram atingir na busca por formas de matar o vírus.

Existem 16 tipos de hemoglutinina e 9 tipos de neuraminidase. Apenas as hemoglutininas 1, 2 e 3 ocorrem nos seres humanos (daí os H1, H2 e H3 nas denominações dos vírus). Da mesma forma, apenas as neuraminidases N1 e N2 são frequentes no ser humano.

Os outros tipos são encontrados em aves. Como não ficam engripadas - os vírus atacam o seu sistema digestivo e não o sistema respiratório - as aves migratórias misturam os vírus em escala mundial.


Vivemos uma Época de Enganos


Foram milhões as mensagens de correio electrónico enviadas, esta segunda-feira, a anunciar tratamentos para combater a gripe suína, usadas com o intuito de obter dados de cartões de crédito dos utilizadores, revela a McAfee .

Até as pandemias servem para ludribiar !

Para Atingir a Serenidade


É tudo uma questão de motivação, mesmo no que respeita à ciência. Por exemplo, não podemos deixar de nos felicitar com a utilização do avanço da genética na cura de certas doenças. Se utilizarmos o avanço da genética para prejudicar os outros, cometemos uma grande violência.


Notícias Soltas

Ferreira Leite reafirma recusa sobre Governo de Bloco Central PCP move inquérito interno a dirigentes do Sitava Manuela Ferreira Leite defende que primeiro-ministro não tirou lições do caso Freeport