Pesquisar neste blogue

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Novos Caminhos Para Entender A Doença De Alzheimer


Cientistas argentinos descobriram um mecanismo que fornece novos dados sobre o funcionamento da comunicação entre neurónios, o que pode ajudar a compreender doenças como o mal de Alzheimer, afirmaram nesta segunda-feira à agência EFE os responsáveis pelo estudo.
Trata-se de um mecanismo fundamental para a formação, fortalecimento e funcionamento das sinapses, ou seja, os pontos de comunicação entre os neurônios, explicou a Agência de Ciência e Técnica do Instituto Leloir, onde a pesquisa foi desenvolvida.

A equipe identificou neste processo de comunicação pacotes de ARN mensageiro (responsável pela transferência de informação do DNA) temporariamente inativos, denominados "focos de silenciamento de mensageiros", explicou Graciela Boccaccio, chefe do Laboratório de Biologia Celular do Instituto Leloir.
Com a formação desses pacotes, o ARN mensageiro não pode cumprir sua função, que permite consolidar a comunicação entre neurônios para memória e aprendizagem. Os cientistas também identificaram neste processo a proteína Smaug 1, que, quando bloqueada, produz um defeito sináptico grave e os neurônios não se desenvolvem completamente, de acordo com o estudo.

"Esses defeitos são muito similares aos observados em várias doenças neurodegenerativas", disse Boccaccio. Para a pesquisadora, o estudo dá uma luz sobre como funciona a sinapse e pode ajudar a criar novos caminhos para entender doenças como o mal de Alzheimer e a esclerose.(Terra)

Tão Iguais E Tão Diferentes

Três M(s)

Dois são meus,
Sempre foram.
Um é emprestado .
Há ainda outro ...
Uma Metade.
Os M(s) tornaram-se quase iguais
Um é o outro e
O outro é o Um.
Parece ...
Quase ...
Por vezes ...
Tão iguais e tão diferentes.

É Importante Recordar ... (act.)

Seja pela mania das grandezas ou porque está de má consciência por ter cortado a doer nos salários da Função Pública, o Governo considera que um presente até 1.505 euros tem mero "valor simbólico". E que só a partir deste patamar é que as trombetas começam a soar o alarme. Tal como está concebido, o diploma terá fortes hipóteses de agradar a todos os funcionários, em especial aqueles que precisam de extras para cumprirem o seu dever. Mas é duvidoso que venha a ser recordado, mais tarde, como um elemento decisivo no combate à corrupção. Se calhar, o objectivo é mesmo este.

... É importante recordar que : comprado numa lota, um quilo de robalo de dimensões dignas poderá custar em redor de 15 euros. A simples aritmética permite calcular que cem quilos deste peixe, muito apreciado em meios suspeitos de corrupção, terá um custo de 1.500 euros. É mais ou menos este o generoso valor máximo que o Governo quer fixar para as prendas oferecidas a funcionários públicos por bons serviços prestados a cidadãos que não gostem de fazer o papel de ingratos.

Fonte: J. Cândido da Silva, J. Negócios

Última Hora : O Governo está a analisar um código de conduta para a Administração Pública, que torna obrigatório o registo de quaisquer ofertas recebidas por funcionários públicos, e impõe um limite de 150 euros para os bens que estes possam aceitar.