terça-feira, 18 de abril de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

Que A Primavera Seja Leve ...


Que a primavera seja leve, suave e calorosa,
enchendo de cor o dia-dia e iluminando os corações gelados.

A Frase (89)

O único modelo aplicável à política portuguesa consiste na contínua adaptação às circunstâncias. É a lógica da sobrevivência política. A política portuguesa está dominada por uma dinâmica tribal. Não são precisos manifestos nem ideias nem programas. Basta o conflito diário nos duelos televisivos em busca de uma fixação artificial. Qualquer fixação é válida porque desloca a atenção do estado calamitoso da governação.               (Carlos Marques de Almeida, ECO)

Nesta lógica intoxicante o foco é sempre o inimigo político, o sabotador da nação, o traidor à superior causa de um país socialista. E o Primeiro-Ministro esconde-se de tudo e de todos enquanto proclama um sentido de Estado que se confunde com a verdade da tribo. No dia seguinte muda a crítica do inimigo logo também muda a verdade da tribo. O único modelo aplicável à política portuguesa consiste na contínua adaptação às circunstâncias. É a lógica da sobrevivência política.

Desejo


Quem és? Perguntei ao desejo.
Respondeu: lava. Depois pó. Depois nada.

(Hilda Hilst (1930-2004)

Nas duas linhas percebemos que se passa um diálogo imaginário entre o eu-lírico e o interlocutor, o desejo. O eu-lírico pergunta ao desejo quem ele é, e ouve como resposta uma mensagem que possui múltiplas interpretações possíveis.
Lava faz uma referência ao magma, a abundância que transborda dos vulcões em erupção. Depois da enxurrada do desejo resta o pó, a memória dos acontecimentos. O que se sucede depois do pó é o nada, demonstrando a fugacidade do desejo.