Pesquisar neste blogue

sábado, 20 de maio de 2017

Vaticínios ...

... De João Pereira Coutinho

Entre um Presidente popular e um primeiro-ministro popular. Portugal é um país pequeno para dois egos institucionais. Assim foi com Soares e Cavaco. Assim foi com Cavaco e Sócrates. Assim será com Marcelo e Costa? Não sabemos. Mas há sinais de insónia em Belém. Com Fátima, futebol e festival, sem falar da economia pátria, os portugueses cresceram 20 centímetros, disse o Presidente.

 O que ele não disse é que o governo também cresceu e está mais próximo de se libertar da tutela presidencial. Donde, que fazer? Marcelo responde: pedir uma economia a galopar nos 3,2% e um défice nos 1,4% já este ano. Tradução: duas metas quiméricas para que o dr. Costa possa murchar e perder os 20 centímetros que agora tem.

No fundo, Marcelo sabe que os governos são como as crianças: andamos com elas ao colo e depois as ingratas crescem e começam a dispensar-nos.

Fonte: CM 

Vamos esperar para ver. As probabilidades de concretização parecem ser elevadas.

Novo Sensor Biológico Capaz De Dectar Níveis De Glicose Na Saliva Com Muito Maior Precisão Do Que O Teste De Sangue

Glicose pela saliva

[Imagem: The Hong Kong Polytechnic University]
Um novo sensor biológico mostrou-se capaz de detectar os níveis de glicose na saliva com mais precisão, maior eficiência e menor custo do que o teste de sangue convencional.
É mais uma esperança de que os pacientes com diabetes possam monitorizar a sua condição sem a dor das picadas para colheita do sangue.
O sensor biológico altamente sensível, preciso e flexível foi desenvolvido por Yan Feng e sua equipe da Universidade Politécnica de Hong Kong.

Transístor eletroquímico

O aparelho é baseado num transístor electroquímico orgânico (OECT: Organic Electrochemical Transistor), uma plataforma para fabricar biossensores capazes de converter elementos biológicos - como iões, lactose e glicose - em correntes eléctricas, que podem então ser medidas.
O desafio para a tecnologia OECT, entretanto, vinha sendo criar um biossensor selectivo - que seja somente sensível a uma substância específica, tal como a glicose. Isso porque os OECTs também capturam correntes elétricas de outras moléculas bioquímicas.
A solução encontrada pela equipe foi construir o transístor usando uma enzima glicose oxidase, que é sensível somente à glicose. Para isso, a enzima foi revestida com dois tipos de polímeros, para evitar a interferência de outras substâncias na saliva, aumentando assim a selectividade e a sensibilidade do sensor.

Melhor e flexível

A equipe garante que o novo biossensor é quase 1.000 vezes mais sensível do que o método convencional de teste de glicose no sangue. Ele também é flexível, abrindo caminho para sua incorporação em tecidos inteligentes e outras tecnologias de vestir. Seu baixo custo de fabricação também o torna adequado para a produção em escala industrial.

Outra vantagem da tecnologia é que, apenas mudando a enzima, o biossensor pode ser utilizado para monitorizar outras substâncias, como o ácido úrico ou os níveis de colesterol, por exemplo.

Nota: Muito importante - uma esperança de que os pacientes com diabetes possam monitorizar a sua condição sem a dor das picadas para colheita do sangue, especialmente as crianças.

Fonte: DS

Não Podemos Ter A Certeza De Nada

Somos todos iguais na fragilidade com que percebemos que temos um corpo e ilusões. As ambições que demorámos anos a acreditar que alcançávamos, a pouco e pouco, a pouco e pouco, não são nada quando vistas de uma perspectiva apenas ligeiramente diferente. Daqui, de onde estou, tudo me parece muito diferente da maneira como esse tudo é visto daí, de onde estás. Depois, há os olhos que estão ainda mais longe dos teus e dos meus. Para esses olhos, esse tudo é nada. Ou esse tudo é ainda mais tudo. Ou esse tudo é mil coisas vezes mil coisas que nos são impossíveis de compreender, apreender, porque só temos uma única vida.

José Luís Peixoto