Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Ler

Antes que os propagandistas da Manipulação Em Curso as apaguem ou reinterpretem, eis algumas notícias sobre Portugal respigadas do Financial Times de hoje.(ler aqui)
Pode enganar algumas pessoas durante algum tempo ou até muitas pessoas durante muito tempo mas, por muito bom actor que seja, os números mais cedo ou mais tarde acabam por mostrar a verdade.

Um Novo Caminho Para Tratamento De Lesões Da Medula Espinal

Segundo cientistas canadenses, a medula espinal processa informações exatamente como algumas partes do cérebro.

Os cientistas mapearam as funções e o processamento de informações da medula espinal, o que pode representar um novo caminho para o tratamento das lesões da medula, que hoje condenam os pacientes à paralisia.


As mudanças no nível de actividade da medula espinal foram captadas por ressonância magnética quando os pesquisadores compararam o funcionamento da medula em pessoas que estavam alerta e em pessoas que estavam distraídas por uma tarefa.
"O efeito da atenção é uma das razões pela qual, quando alguém está a praticar um desporto e se magoa, muitas vezes não toma consciência da lesão até que o jogo acabe e o foco da sua atenção mude.
"Nós já sabíamos que o nível de atenção de uma pessoa afecta o processamento da informação no cérebro, mas esta descoberta revela que o nível de atenção tem de ser devidamente controlado nas pesquisas que visam mapear com precisão as funções da medula espinhal," diz o Dr. Stroman.
A pesquisa também se aplica a outras condições, incluindo esclerose múltipla, fibromialgia, ou condições congénitas, nas quais a função da medula espinhal é afectada.
DS

É Precoce Decretar O Óbito

Imagine que o primeiro-ministro David Cameron, num dia decisivo para o futuro político e económico do Reino Unido, resolvia abandonar a Câmara dos Comuns logo no início do debate. Não por motivos de saúde; não porque alguém resolvera declarar guerra ao país; mas porque, simplesmente, tinha mais que fazer do que aturar o Parlamento. O que diria a ‘inteligência’ britânica do caso? E o que diria o cidadão comum?
A pergunta é absurda porque o cenário é impensável: nenhum primeiro-ministro de um país com tradição democrática e liberal sobreviveria ao gesto. Em Portugal, pelo contrário, o gesto não é apenas normal; é, suspeita minha, compreendido e apreciado pela selvajaria dos nativos.

Os mesmos que sempre tiveram pelo autoritarismo do ‘chefe’ a admiração própria dos escravos. É por isso que, depois de seis anos de abuso e ruína, é precoce decretar o óbito de quem nos enterrou vivos. José Sócrates não nasceu do nada; ele precisou de uma cultura iliberal para crescer e prosperar. E que não se apaga da noite para o dia.
(João Pereira Coutinho,CM)

No contexto político em que nos encontramos, torna-se cada vez mais difícil encontrar uma luz, por pequena que seja, que nos permita alguma esperança. Parece estarem todos de cabeça perdida , não vislumbramos um fio condutor coerente que nos tire do atoleiro em que Sócrates nos meteu.
Será que Cavaco Silva conseguirá surpreender-nos com um qualquer 'golpe de génio'? - penso que podia ser uma das poucas saídas que nos daria alguma esperança.

A Moody's Acredita No Compromisso

A agência de 'rating' manteve em 'A3' a avaliação de Portugal, com 'outlook negativo' e justifica a decisão com o "forte compromisso" do PS e do PSD na consolidação orçamental.

A Moody's é assim a única das três principais agência de 'rating' que decidiu não baixar a avaliação do País.