quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (167)

Portugal parece aquela casa que está sempre desarrumada e nem sempre limpa, mas quando recebe visitas atira tudo para um quarto fechado, faz uma limpeza superficial, prepara um jantar maravilhoso e consegue fazer boa figura. Portugal precisa de ser uma casa cuidada todo o ano e todos os anos. E deve começar a tratar muito melhor os seus moradores. Temos de tratar de Portugal como se tivéssemos um grande evento contínuo e sem fim à vista.     (Tiago Matos Gomes, DN)

Papa Francisco Acaba De Anunciar A Nomeação Do Novo Patriarca de Lisboa

 O Papa Francisco anunciou esta quinta-feira a nomeação de D. Rui Valério como o novo patriarca de Lisboa. O até agora bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança sucede a D. Manuel Clemente e vai tomar posse no início de setembro.

Aos 58 anos, Rui Manuel Sousa Valério, natural da Urqueira, concelho de Ourém, é o 18º patriarca de Lisboa.

A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, dia 3 de setembro, às 16:00, no Mosteiro dos Jerónimos.

Numa mensagem que pode ser lida no site do Patriarcado de Lisboa, D. Rui Valério manifesta que, neste momento, três sentimentos, tomam conta do seu coração, um dos quais "está contido nas palavras temor e tremor". A intenção de escutar e a alegria do serviço são os dois sentimentos que expressa após a nomeação do Papa Francisco.

"Assim, com temor e tremor, ciente da minha fragilidade, mas por amor a Cristo e à sua Igreja, na mais estrita fidelidade ao Santo Padre e em espírito de obediência, na graça de Deus e na alegria do Espírito, digo com Nossa Senhora "Sim, faça-se segundo a Vossa Palavra"", lê-se na mensagem.  (fonte DN)

Às Vezes

The Passion of Creation (1892) – Leonid Osipovich Pasternak

Às vezes tenho ideias, felizes,
Ideias subitamente felizes, em ideias
E nas palavras em que naturalmente se despejam...

Depois de escrever, leio...
Porque escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?...

(Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993))