sábado, 30 de janeiro de 2021

Aos Olhos De Uma Boa Parte Dos Cidadãos O Governo Falhou

 «O que aconteceu nas últimas semanas é muito mais do que um abalo. É um terramoto. Aos olhos de uma boa parte dos cidadãos, o Governo falhou exactamente no domínio em que não podia falhar: na sua protecção.»

Manuel Carvalho, Público

Os erros assumidos pelo Governo na gestão da pandemia têm custos que vão muito para lá dos números trágicos que nos revoltam: têm um fortíssimo impacte na sua credibilidade. Era previsível que o acumular de problemas abalasse a estabilidade do executivo, mas o que aconteceu nas últimas semanas é muito mais do que um abalo. É um terramoto. Aos olhos de uma boa parte dos cidadãos, o Governo falhou exactamente no domínio em que não podia falhar: na sua protecção. Com esse fracasso, a sua legitimidade democrática não fica em causa; a confiança que se exige na relação entre governantes e governados, sim. António Costa vai ter de durar porque, como ele em tempos disse, “não se mudam generais no meio da batalha”. Ele será um general a caminhar sobre brasas. 

A realidade é o que é. Nos julgamentos dos políticos contam sempre menos os contextos que explicam os erros do que os próprios erros. A nova estirpe do vírus ou o consenso dos partidos no Natal transformam-se em expedientes.  

Para sobreviver ao ambiente de decrepitude, o Governo precisa de sangue novo. De uma remodelação – sem gente dos gabinetes. De rasgo. De insistir mais no que une os portugueses do que no que os divide  da mão protectora do Presidente. De mais pontes no Parlamento e menos dogmas. De coragem para cortar cerce os abusos – como o das vacinas que corrói a ideia de que estamos juntos neste desafio. É muita coisa, sem dúvida. Mas ou António Costa consegue sair do buraco em que caiu ou arrisca-se a um longo e penoso ocaso.  

(excertos do Editorial do Público)

Sem comentários: