domingo, 8 de agosto de 2021

A Frase

António Costa não será certamente o primeiro ditador português do século XXI, mas pode bem ser o autor moral de grande parte dos instrumentos que este terá à sua disposição.

António Pais Vieira, OBSR

Ambicioso e habilidoso, conquistou um poder imenso, mas limita-se a andar em círculos sem qualquer rumo ou objectivo. Como já disse noutras ocasiões, considero-o como alguém que não é de esquerda, direita, revolucionário, liberal ou conservador. Procura meramente eternizar-se no poder. Naturalmente, cada ano que o país está nas suas mãos representa um ano perdido, mas, uma vez que tem legitimidade democrática, não haverá muito a fazer.

Nos últimos anos tenho, no entanto, começado a rever a minha opinião sobre a sua inofensividade. Não tanto por eventualmente me poder ter enganado na caracterização que fiz do nosso Primeiro-Ministro, mas porque me parece que as suas acções abrem o caminho para personagens infinitamente mais perigosas. Gente igualmente sedenta de poder, mas com outras capacidades intelectuais e visões extremistas claras. A subversão das instituições democráticas que se tem vindo a alastrar nos últimos anos é perigosa em si mesma, mas pode ser catastrófica quando alguém mais inteligente, ambicioso e esclarecido de um qualquer extremo político receber de bandeja um país amorfo, onde a justiça, educação, media, economia, finanças, cultura e ciência foram esmagadas debaixo do asfixiante poder do Estado promovido por esta administração. (ler texto completo)

Sem comentários: