domingo, 26 de setembro de 2021

Vulcão Cumbre Vieja - Colapsou Parte Do Cone Do Vulcão


Colapsou parte do cone do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias. A informação foi confirmada pelo comitê científico local e pelas autoridades espanholas. Não há qualquer risco de tsunami ou para o Brasil em razão do colapso de parte da estrutura do vulcão que não registra uma erupção catastrófica. “Houve um rompimento na parte Sudoeste do cone e há uma enorme faixa de lava que agora desce a encosta em direção ao mar”, explicou o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca).

Ao verificar o aumento repentino da atividade e os novos fluxos de lava, os especialistas observaram três riscos para a população que ainda não havia sido evacuada: quedas de material piroclástico maior, risco de exposição a um fluxo de lava e, no pior dos casos, estar dentro da faixa de um fluxo piroclástico de alta velocidade se o cone entrar em colapso.

Em razão da erupção mais explosiva com grande liberação de material piroclástico com rochas incandescentes caindo do céu decidiu-se evacuar Tajuya, Tacande de Arriba e Tacande de Abajo. São dois centros de emissão de lava separados. O sistema do vulcão Cumbre Vieja teve um excesso de pressurização que levou a explosões muito fortes, embora a atividade sísmica tenha diminuído.

Sem comentários: