sábado, 30 de abril de 2022

Questões Pertinentes Sobre A Regionalização

 Tenho pessoalmente as maiores dúvidas sobre os benefícios da regionalização. Os seus defensores deviam demonstrar que a regionalização pode ter um efeito positivo no desenvolvimento, na redução da dívida pública, na dinamização do interior, na reindustrialização em sectores específicos, na inovação e na melhoria da qualidade de vida dos portugueses. 

Esta demonstração faz falta e é sempre mascarada por uma cortina de retórica. Há outro tema em cima da mesa, e poucas vozes se ouvem sobre o assunto: Portugal tem índices de corrupção na Administração central e local elevados. A regionalização provocará novos clientelismos? Agravará a situação? A justiça, que não tem sido capaz de dar resposta aos crimes dessa natureza, funcionará melhor na regionalização? 

Todos estamos de acordo que o país precisa de se desenvolver e de fazer reformas profundas. Mas qual a sua prioridade? Por exemplo, valerá a pena fazer a regionalização sem fazer uma reforma profunda no sistema eleitoral? Valerá a pena descentralizar sem reformar o funcionamento da justiça? Cabe aos defensores da regionalização mostrarem com factos e números que os seus opositores estão enganados nas dúvidas que colocam. 

(M Falcão, JNegócios, via A Esquina do Rio)

Sem comentários: