Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Perda Da Autocontenção

Ao abdicar da necessidade de parecer moralmente superior, os EUA soltam as amarras da autocontenção.    (Jorge Silva Carvalho, DN)

O maior predador do sistema deixa de fingir que cabe na jaula das instituições.

Esta perda de pudor sinaliza a erosão do multilateralismo e do direito internacional tal como definido após a II Guerra mundial. Quando a potência garante do sistema decide jogar pelas regras dos seus adversários, o Direito Internacional passa de árbitro a obstáculo descartável.

Na Venezuela, o mundo assiste ao maior predador do sistema a testar os limites da jaula institucional. Sem a máscara do good guy, sobra o poder bruto.

E num mundo onde os grandes predadores perdem a autocontenção, a questão para Estados, como os europeus, deixa de ser “quem tem razão” para passar a ser “como sobreviver sem se tornarem presa óbvia”.     (ler texto na íntegra)

Inveja ...

ENVY

Inveja é um sentimento de angústia, raiva ou desgosto perante o que outra pessoa possui  (bens, qualidades, conquistas), desejando ter o mesmo ou que o outro perca aquilo. É uma emoção negativa que surge da comparação, gerando frustração e inferioridade, mas que pode ser transformada em motivação para o crescimento pessoal se for reconhecida e trabalhada, diferenciando-se do ciúme, que é o medo de perder algo que já se tem.

Características e causas: Desejo insatisfeito: Vontade de possuir o que o outro tem, seja material ou imaterial (talentos, felicidade).
Comparação: Foco excessivo nas realizações alheias, levando a sentimentos de inadequação.
Rancor/Inveja: Desgosto pela felicidade alheia, podendo gerar desejo de mal para o outro (inveja destrutiva).Insegurança: Frequentemente ligada à baixa autoestima e percepção de si mesmo como inferior.

Diferença entre Inveja e Ciúme: Inveja: Desejo por algo que não se tem.
Ciúme: Medo de perder algo que já se possui (ex: um relacionamento).

Como lidar com a inveja: Reconhecer e analisar: Entender a origem do sentimento é o primeiro passo.
Focar no próprio crescimento: Usar o sentimento como inspiração para melhorar e alcançar objetivos próprios, em vez de cobiçar a vida alheia.
Evitar comparações: Concentrar-se na própria jornada e conquistas.
Trabalhar a autoestima: Construir autoconfiança para diminuir a necessidade de validação externa. 

Principais pontos sobre a Inveja em Divertida Mente:

Representação: A Inveja é mostrada com um visual que remete ao "olho gordo", desejando o que os outros têm, como popularidade e coisas legais, e se alia à Nojinho.

Função: Ela surge como um desejo de ter o que os outros possuem, o que pode ser tanto para o bem (buscando ser mais aceita) quanto para o mal (criando um sentimento de que o outro é mais impressionante).

Diferença de Cobiça: Embora semelhante, a Inveja no filme é a tristeza pela felicidade alheia, diferente da cobiça, que é a vontade de possuir o que o outro tem.

Em resumo, a Inveja é uma das novas personagens-chave que explora as complexidades das relações sociais e da autoimagem na adolescência de Riley em Divertida Mente 2.