Ventura destaca-se pelo maior volume absoluto de interações, Cotrim Figueiredo combina alcance e envolvimento de forma mais equilibrada; Jorge Pinto aposta numa mobilização intensa junto de uma comunidade reduzida; Gouveia e Melo lidera em volume de atividade. Os restantes candidatos oscilam entre audiências amplas, envolvimento moderado e dificuldades em gerar tração digital consistente. (Alexandra Tavares-Teles, DN)
A comunicação política digital dos candidatos às eleições presidenciais de 2026 tem estado mais orientada para a manutenção da relação com os seguidores do que para a mobilização eleitoral ou a conquista de novos eleitores. A conclusão é de um estudo académico do IPAM, que analisou mais de duas mil publicações nas principais redes sociais durante o mês de dezembro de 2025.
A investigação, conduzida por dois professores do IPAM, analisou a forma como oito candidatos às Presidenciais de 2026 comunicaram no Facebook, Instagram e TikTok ao longo de dezembro de 2025. No total, foram observadas 2.104 publicações de André Ventura, António Filipe, António José Seguro, Catarina Martins, Cotrim Figueiredo, Gouveia e Melo, Jorge Pinto e Luís Marques Mendes.
Os dados revelam um padrão claro: a comunicação digital dos candidatos assumiu, maioritariamente, um caráter relacional e simbólico. (Continuar a ler)
comunicar.png)
Sem comentários:
Enviar um comentário