Pesquisar neste blogue

domingo, 11 de janeiro de 2026

Esta É A Frase (6)

O novo realismo da segurança internacional, Gronelândia - Como fica a situação da Ucrânia? Como ficará Taiwan? E o que se seguirá para o Canadá, a Coreia do Sul ou até a Austrália? No novo redesenho imperial ao estilo do século XIX não há territórios seguros.   (João Ferreira Dias, OBSR)

O degelo está a tornar a Rota do Mar do Norte navegável por períodos mais longos. Consequentemente, a Rússia e a China estão a cooperar no desenvolvimento desta rota, que encurta significativamente o tempo de viagem entre a Ásia e a Europa, contornando o Canal do Suez (em certos trajetos, pode encurtar a distância de forma muito relevante). O projeto russo de criar um “Suez Ártico”, com apoio logístico chinês, reconfigura o valor geoestratégico do Ártico e torna a sua militarização mais provável. (...)

Dessa forma, na perspetiva americana, a Gronelândia afirma-se como um corredor fundamental para monitorizar os movimentos de submarinos e navios russos que entram no Atlântico Norte, donde a lógica do “estrangulamento” marítimo do GIUK (Greenland–Iceland–UK) continua a contar. Assim, a presença norte-americana em Pituffik (antiga Thule) dá a esta ilha um peso militar que a Europa tende a subestimar.
(...)

Entendo Por Razão, Não A Faculdade De Raciocinar, Mas ...


“Entendo por razão, não a faculdade de raciocinar, que pode ser bem ou mal utilizada, 
mas o encadeamento das verdades que só pode produzir verdades, 
e uma verdade não pode ser contrária a outra.”

(Wilhelm Leibniz)