domingo, 5 de dezembro de 2010

Há Mais Estrelas No Céu ... Do Que Se Pensava

O céu pode afinal ser muito mais estrelado do que se pensava. Os astrónomos encontraram provas de que o número das, chamadas, anãs vermelhas, estrelas relativamente frias e de massa reduzida, pode ser três vezes superior. A nova estimativa é de que existem três mil triliões de estrelas (ou seja, um três seguido de 23 zeros).

Uma vez que as anãs vermelhas são menos brilhantes em relação a estrelas como o nosso Sol, os astrónomos não tinham conseguido saber quantas havia fora da nossa Via Láctea e dos seus vizinhos mais próximos. Daí que os especialistas fizessem uma estimativa baseada no número que existe na nossa galáxia.


"Ninguém sabia quantas destas estrelas existiam", disse o astrónomo Pieter van Dokkum, da Universidade de Yale, que dirigiu a investigação publicada esta semana na revista Nature. "Distintos modelos teóricos tinham especulado sobre uma variedade de possibilidades. Logo, isto responde a uma antiga dúvida sobre a abundância destas estrelas."
"Em hipótese, há biliões de Terras a orbitar estas estrelas", indicou van Dokkum, acrescentando que as anãs vermelhas que foram agora descobertas têm mais de dez mil milhões de anos, tendo por isso "idade" suficiente para permitir o aparecimento de vida complexa. "É uma das razões pelas quais as pessoas se interessam por estas estrelas."

Fonte: DN

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais tarde ou mais cedo vai-se descobrir vida fora da terra. Não seres com os que aqui existem,porque isso é praticamente impossível, basta pensar que na terra os seres vivos diferem de região para região dependendo da adaptação ao clima onde se encontram.Num universo com tantas estrelas e tantos planetas a gravitarem à volta de cada uma delas, é quase impensável que não se tenha constituído algumas formas de vida.